Topicos religiosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JUDAÍSMO
CONHECENDO A HISTÓRIA DO POVO JUDEU
A Bíblia é a referência para entendermos a história deste povo. De acordo com as escrituras sagradas, por volta de 1800 a.C., Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã (atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta, num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudadopara Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem às doze tribos que formavam o povo judeu. Por volta de 1700 a.C., o povo judeu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo judeu ocorre por volta de 1300 a.C. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebe as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficam peregrinandopelo deserto, até receber um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.
Jerusalém é transformada num centro religioso pelo rei Davi. Após o reinado de Salomão, filho de Davi, as tribos dividem-se em dois reinos: Reino de Israel e Reino de Judá. Neste momento de separação, aparece a crença na vinda de um messias que iria juntar o povo de Israel e restaurar o poder de Deus sobre omundo.
Em 721 começa a diáspora judaica com a invasão babilônica. O imperador da Babilônia, após invadir o reino de Israel, destrói o templo de Jerusalém e deporta grande parte da população judaica.
No século I, os romanos invadem a Palestina e destroem o templo de Jerusalém. No século seguinte, destroem a cidade de Jerusalém, provocando a segunda diáspora judaica. Após estes episódios, osjudeus espalham-se pelo mundo, mantendo a cultura e a religião. Em 1948, o povo judeu retoma o caráter de unidade após a criação do estado de Israel.

ABRAÃO

 Abraão, por volta de 1700 a.C, fez a experiência religiosa em que recebeu a ordem do Senhor para abandonar Ur da Caldéia (Iraque) e ir para Canaã (Palestina), sob a promessa de se tornaria pai da nação da qual nasceria o Messias.
 Jávelho, Abraão teve um filho chamado Isaac.
 Noutra grande experiência religiosa arrebatadora entende que é posta à prova sua fidelidade; Iahweh, o Criador pede-lhe para sacrifique seu filho.
 Com imensa dor, Abraão se preparou para matar o menino, mas foi impedido por um anjo enviado por Deus.
 Isaac teve dois filhos: Esaú e Jacó.

OS FILHOS DE JACÓ
 Os filhos de Jacó fundaram as dozeTribos de Israel.
 Um deles, chamado José, foi vendido pelos irmãos e levado ao Egito como escravo, mas chegou ao posto vice-rei.
 Quando viu seus irmãos à procura de alimento no Egito, José os perdoou e os convidou para morar às margens do Rio Nilo.

O ÊXODO
 O povo hebreu viveu durante cerca de 300 anos no país, crescendo a tal ponto que o Faraó quis destruí-lo.
 Moisés foi escolhidopor Deus para guiar seu povo para fora da escravidão do Egito.
 Durante a fuga, Moisés recebeu no Monte Sinai as tábuas da Lei; assim é constituída a Antiga Aliança entre Deus e os hebreus, selada com um sacrifício.
 Moisés morreu antes de completar a peregrinação em direção à Terra Prometida, sendo sucedido por Josué.
 Depois de quarenta anos da fuga do Egito, Josué chegou com os hebreus naPalestina, derrotou os povos que habitavam o local e designou para cada tribo uma parte do território.

A OCUPAÇÃO DA PALESTINA
 O período que se seguiu foi chamado "dos chefes", que através de guerras expandiram o território nova pátria.
 A costa da Palestina era habitada pelos Filisteus (ou fugitivos de Tróia, 1200 a.C.), que eram muito fortes, pois possuíam armas de ferro e carros deguerra.
 Para lutar contra os poderosos filisteus, os hebreus elegeram um rei único, Saul, mas somente seu sucessor, Davi foi capaz de derrotar os inimigos e levar a paz à nação hebraica.

A DIVISÃO DO REINO
 Após a morte de Salomão, filho de Davi, o povo de Israel se dividiu em dois reinos, vivendo em constantes batalhas.
 Surgem nesse período os profetas que procuraram chamar o povo e os...
tracking img