Topicos de semantica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
01/10/2012

Para Aristóteles (384-322 a.C.), a menor unidade de significado era a palavra. (Hoje sabemos que o morfema possui por si só significado e é, portanto, a menor unidade de significado.)Normas do código escrito Tópicos de sintaxe Tópicos de semântica

Em seus estudos Aristóteles: estabeleceu a distinção entre as palavras: as que mantém o significado quando isoladas e as que sãoinstrumentos gramaticais. classificou as metáforas.

1. Introdução 1.1. Antecedentes: A semântica tem um pouco mais de 150 anos como ciência, mas sempre existiu como curiosidade. Na antiga filosofiagrega, distinguiam-se dois pensamentos:
Naturalista: acreditava em uma relação entre som e significado (motivada). Convencionalista: acreditava em uma relação arbitrária entre o som e o sentido.

Ovocábulo semântica foi utilizado pela primeira vez em 1883, por Michel Bréal (Michel Bréal Alfred Jules (1832-1915), para designar uma nova ciência que, ao lado da fonética e da morfologia, estudariaas mudanças de sentido, a escolha de novas expressões, o nascimento e morte das locuções. Os significados não podem ser tratados pela via etimológica, mas pela consideração do seu emprego. É precisoconsiderar a palavra nas suas relações com outras palavras, no conjunto do léxico (campo semântico/paradigma).

mudança de significado; comportamento das palavras na fala; diversidade de emprego;caráter vago das palavras; significado múltiplo, etc. (hoje polissemia).

“O estudo que propomos ao leitor é de natureza tão nova que nem chegou ainda a receber um nome. A preocupação da maioria doslinguistas tem-se voltado sobretudo para a análise do corpo e da forma das palavras: foram deixadas de lado ou apenas acidentalmente consideradas as mudanças de sentido, a escolha de novas expressões,o nascimento e a morte das locuções. Do mesmo modo que a fonética e a morfologia, também este estudo merece ter seu nome e nós a chamaremos de semântica, isto é, a ciência das significações”....
tracking img