Toopografia

2884 palavras 12 páginas
TOPOGRAFIA II – ALTIMETRIA – 2012-I
PROFESSOR: ANGELO MARCOS SANTOS OLIVEIRA
AULA : Interpresentação do relevo
Data: /04/2012 o PERÍODO: 3
CURSO: ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA

1 ̶ INTERPRETAÇÃO DO RELEVO
Assim como um pintor ou escultor, na reprodução do corpo humano, precisa conhecer anatomia, um topógrafo não pode prescindir da “anatomia” do terreno, cuja carta expressiva deve obter, isto é, do estudo das formas e leis que regem o modelado, e que constitui a parte descritiva ou anatômica, chamada Topologia.
A Topologia constitui a parte interpretativa de um trabalho topográfico. Ela se preocupa com o estudo das formas exteriores da superfície da Terra e das leis que regem o seu modelado.
1 .1 MODELADO ESTRUTURAL. EROSÃO.
̶
MODELADO ESCULTURAL OU TOPOGRÁFICO.

A crosta terrestre, com contínuos deslocamentos, devido à ação de causas internas, tomou de início uma forma irregular, cheia de depressões e de elevações, sem formas definidas, constituindo a superfície estrutural da Terra
– aspecto geral primitivo do globo terráqueo.

1

Outros fenômenos, tais como as chuvas, escaldantes a princípio e torrenciais depois, produzidas pela condensação atmosférica, o vento, o calor solar, o frio intenso e outros fatores, concorreram com a sua ação mecânica e química para degradar os acidentes elevados e arrastá-los para as baixadas.
À ação destes agentes de ordem externa, classificados como de erosão, deve-se a transformação da superfície estrutural em superfície escultural, ou modelado topográfico. A ação da erosão se exerceu de maneira dupla: de um lado, desbastando as saliências e rompendo os diques, que se opunham aos efeitos da gravidade, e de outro, formando pouco a pouco os terrenos sedimentares.
Estes poderão ser locais, quando formados no próprio local, com terras da mesma natureza que a dos terrenos circunvizinhos; e as de aluvião, quando resultantes de depósitos dos produtos de outras regiões, o que se

Relacionados