Tonus muscucular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Muitas vezes não nos damos conta que os músculos sempre estão ligeiramente contraídos e que tal contração é essencial para manter a postura e o equilíbrio. A essa contração involuntária, controlada pelo sistema nervoso autônomo, dá-se o nome de tônus muscular. Em outras palavras, tônus muscular é a tensão permanente em que se encontra o músculo mesmo em repouso, para que este entreem ação mais rapidamente.

O tônus muscular se baseia em dois tipos de reflexos essenciais: reflexo miotático da extensão e reflexo miotático inverso (ou reflexo tendinoso).

O tônus muscular pode ser examinado clinicamente através de exames que avaliam a resistência ao movimento passivo, a simetria e intensidade do tônus muscular. As três principais alterações que se pode observar ao finaldos exames são: hipertonia (aumento da resistência ao movimento passivo das articulações), hipotonia (diminuição da resistência ao movimento passivo das articulações) e atonia (ausência da resistência ao movimento passivo das articulações).

É importante salientar que o tônus muscular não ocorre somente nos músculos estriados esqueléticos, mas também no leito vascular, principalmente nas veias,uma vez que estas são responsáveis por grande parte do volume sanguíneo circulante e apresentam inervações diretas do sistema nervoso simpático.



TECIDO MUSCULAR

Para compreender o mecanismo fisiológico do tônus, alguns conceitos relacionados ao tecido muscular precisam ser revisados.

A musculatura esquelética recebe tanto inervação eferente (fibras motoras) quanto aferente. As fibrasnervosas motoras têm origem nos neurônios motores anteriores localizados nos cornos anteriores da substância cinzenta medular. Esses neurônios formam as fibras nervosas que saem da medula através das raízes ventrais para inervar diretamente as fibras musculares esqueléticas. Existem dois tipos principais de fibra nervosa motora: alfa e gama. Os neurônios motores alfa dão origem às fibras nervosasmotoras grandes do tipo A alfa que se ramificam após entrarem no músculo, a ele se unindo em um tipo de conexão neuromuscular denominada placa motora. Os neurônios motores gama formam as fibras nervosas motoras do tipo A gama que inervam as pequenas fibras musculares esqueléticas especiais (fibras intrafusais = fuso muscular). O fuso muscular auxilia no controle do tônus muscular básico.

Além dosneurônios motores, estão também presentes na substância cinzenta medular os interneurônios. As conexões entre neurônios motores anteriores e interneurônios compõem as funções integrativas da medula espinal. Essas funções integrativas incluem os reflexos espinais.



REFLEXO MIOTÁTICO OU DE ESTIRAMENTO

O primeiro e mais importante reflexo relacionado ao tônus é o reflexo miotático. Eleconsiste em contrações que ocorrem quando o músculo é estirado. O receptor responsável por esse reflexo é o fuso muscular.

O circuito deste reflexo tem início com uma fibra aferente proveniente de um fuso muscular. Na medula espinal, a fibra se ramifica e atinge a substância cinzenta medular. Algumas ramificações estabelecem sinapses diretamente com os motoneurônios alfa que inervam o músculo e osseus sinergistas. Este reflexo é, portanto, monossináptico.

Se o estímulo for suficientemente forte, tem origem no motoneurônio alfa um potencial de ação que conduz à contração muscular. Outras ramificações da fibra estabelecem sinapse com interneurônios inibitórios que, por sua vez, terminam em motoneurônios alfa, dos músculos antagonistas, provocando sua inibição. Desta forma, o estiramentomuscular dá origem a um reflexo que consiste na contração do próprio músculo e no relaxamento dos músculos antagonistas. Este tipo de organização em que há ativação de um conjunto de neurônios e inibição dos neurônios antagonistas é designado por inervação recíproca.

Esse reflexo pode ser dividido num componente dinâmico e num componente tônico (ou estático). O reflexo miotático dinâmico é...
tracking img