Tonus muscucular

1589 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Muitas vezes não nos damos conta que os músculos sempre estão ligeiramente contraídos e que tal contração é essencial para manter a postura e o equilíbrio. A essa contração involuntária, controlada pelo sistema nervoso autônomo, dá-se o nome de tônus muscular. Em outras palavras, tônus muscular é a tensão permanente em que se encontra o músculo mesmo em repouso, para que este entre em ação mais rapidamente.

O tônus muscular se baseia em dois tipos de reflexos essenciais: reflexo miotático da extensão e reflexo miotático inverso (ou reflexo tendinoso).

O tônus muscular pode ser examinado clinicamente através de exames que avaliam a resistência ao movimento passivo, a simetria e intensidade do tônus muscular. As três principais alterações que se pode observar ao final dos exames são: hipertonia (aumento da resistência ao movimento passivo das articulações), hipotonia (diminuição da resistência ao movimento passivo das articulações) e atonia (ausência da resistência ao movimento passivo das articulações).

É importante salientar que o tônus muscular não ocorre somente nos músculos estriados esqueléticos, mas também no leito vascular, principalmente nas veias, uma vez que estas são responsáveis por grande parte do volume sanguíneo circulante e apresentam inervações diretas do sistema nervoso simpático.

TECIDO MUSCULAR

Para compreender o mecanismo fisiológico do tônus, alguns conceitos relacionados ao tecido muscular precisam ser revisados.

A musculatura esquelética recebe tanto inervação eferente (fibras motoras) quanto aferente. As fibras nervosas motoras têm origem nos neurônios motores anteriores localizados nos cornos anteriores da substância cinzenta medular. Esses neurônios formam as fibras nervosas que saem da medula através das raízes ventrais para inervar diretamente as fibras musculares esqueléticas. Existem dois tipos principais de fibra nervosa motora: alfa e gama. Os neurônios motores alfa dão origem às fibras nervosas

Relacionados

  • brenaalmeida
    2513 palavras | 11 páginas