Tontura e vertigem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tontura

Definição: Os pacientes usam o termo para descrever várias sensações, incluindo as que parecem apropriadas em termos semânticos ( “cabeça leve”, desmaio, sensação de rodopio, aturdimento). A partir das características semiológicas, distinguem-se vários tipos de tontura: tontura com sensação de rotação (vertigem), tontura com sensação de iminente desmaio, tontura com sensação dedesequilíbrio e tontura com “sensação desagradável na cabeça” (portinho).

No contexto de alguns distúrbios da marcha, os pacientes queixam-se de tontura, apesar de não haver vertigem ou outras sensações cefálicas anormais, sendo portanto usado nesse contexto para descrever uma anormalidade de deambulação. A tontura associada a déficits sensoriais múltiplos ocorre em indivíduos idosos, que se queixam detontura apenas quando deambulam, decorrente principalmente de reduções da sensibilidade dos pés ou déficit visual. A redução da propriocepção e os déficits visuais fazem com que o indivíduo dependa excessivamente do sistema vestibular senescente. Tontura geralmente significa desmaio (pré-síncope) ou vertigem (sensação ilusória ou alucinatória de movimento do corpo ou do ambiente, na maioria doscasos uma sensação de rodopio). A tontura pode ser classificada em três categorias:

1. Desmaio (síncope): o paciente se torna pálido, com escurecimento visual e transpiração profusa. Estes sintomas regridem rapidamente quando o paciente assume a posição deitada. Quando a causa é de origem cardíaca as manifestações surgem de modo súbito e tem curta duração. Se os sintomas tiverem instalaçãogradual e forem persistentes, deve-se pensar em hipoglicemia ou queda do fluxo sanguíneo cerebral.

2. Vertigem: tontura que adquire caráter rotatório, tendo o paciente a impressão de girar em torno do ambiente ou vice-versa. A sensação vertiginosa independe da posição em que se encontra o paciente, mas piora com a mudança de posição (portinho). É causada por um distúrbio do sistema vestibular.Os órgãos-alvo desse sistema consistem em canais semicirculares e no aparelho otolítico (sáculo e utrículo). O sistema vestibular é um dos três sistemas sensoriais que proporcionam orientação espacial e postura, os outros dois são o visual e o somatossensorial. Esses três sistemas estabilizadores estão suficientemente superpostos para compensar as deficiências do outro. A vertigem pode ser causadapor estimulação fisiológica ou disfunção patológica de qualquer um desses três sistemas.

• Vertigem fisiológica: ocorre em indivíduos normais quando: o cérebro se depara com uma discrepância entre os três sistemas sensoriais estibilizadores; ou o sistema vestibular é submetido a movimentos pouco familiares; ou ainda a cabeça e o pescoço ficam em posições incomuns, como em extensão excessivaenquanto um indivíduo pinta o teto.

• Vertigem patológica: distúrbio causado pelas lesões dos sistemas visual, somatossensorial ou vestibular. A causa de vertigem patológica mais comum é a disfunção vestibular envolvendo seu órgão-alvo (labirinto), nervo ou conexões centrais. A vertigem está associada a nistagmo rítmico e frequentemente é acompanhada por náusea, instabilidade postural e ataxiada marcha. Os pacientes tendem a manter a cabeça imóvel.

- disfunção do labirinto: causa vertigens rotacional ou linear grave.

- disfunção unilateral aguda do labirinto: causada por infecção, traumatismo e isquemia. Geralmente não se identifica a etiologia. Os episódios de vertigem são breves e deixam o paciente com vertigem leve por vários dias.

- isquemia do labirinto: provavelmente decorreda oclusão do ramo labiríntico da artéria auditiva interna. Apresenta início abrupto de vertigem intensa, náuseas, vômitos, mas sem zumbido ou perda auditiva.

- disfunção bilateral do labirinto: geralmente é causada por toxinas, como fármacos ou álcool. Os fármacos mais envolvidos são os antibiótibos aminoglicosídicos, os quais danificam as células e podem causar distúrbio permanente do...
tracking img