Tontura e desmaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TONTURA - VERTIGEM - "LABIRINTITE"
As tonturas estão entre os sintomas mais frequentes em todo o mundo e são de origem labiríntica em 85% dos casos. Mais raramente, as tonturas podem ser de origem visual, neurológica ou psíquica.
Vertigem é um tipo particular de tontura, caracterizando-se por uma sensação de rotação.
Labirintite é uma enfermidade de rara ocorrência, caracterizada por umainfecção ou inflamação no labirinto. O termo é utilizado de forma equivocada para designar todas as doenças do labirinto.

Como é?
A maioria das pessoas usa a palavra tontura para descrever a sua perturbação do equilíbrio corporal, outras descrevem como um atordoamento sensação de “cabeça leve”, impressão de queda, instabilidade, sensação de flutuação, como se estive-se andando encima de umcolchão.
As crises mais fortes de tontura podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos, suor, palidez e sensação de desmaio.
Muitos pacientes com tontura também podem referir outros sintomas como ruídos no ouvido ou na cabeça (zumbido, zoada, tinido, tinitus), diminuição da audição, dificuldade para entender, desconforto a sons mais intensos, perda de memória, dificuldade de concentração, fadiga físicae mental.
Labirinto – O que é?
O labirinto, também conhecido como ouvido interno, congrega as funções da audição e do equilíbrio. Fica encrustado no osso temporal, um dos ossos do nosso crânio.
A palavra labirinto lembra uma estrutura complexa e elaborada. Assim, quando os anatomistas clássicos começaram a estudar o osso temporal, perceberam que havia tantas estruturas, tantos pequenos osorifícios, tantas estruturas ósseas diferentes, que o nome labirinto foi a escolha lógica.
Tontura é doença?
Tontura não é doença, e sim um sintoma que pode surgir em numerosas doenças. Tontura é um sinal de alerta, de alarme de que algo não está bem no organismo.
Os diferentes tipos de tontura podem ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em idosos. O sexo feminino parece ser o maisacometido.
As tonturas podem afetar de diferentes modos à qualidade de vida. Podem ser leves, moderadas ou intensas, esporádicas, frequentes ou constantes e, além da desconfortável sensação de perturbação do equilíbrio corporal, podem vir acompanhadas de prejuízo da memória, dificuldade para entender, fadiga física e mental, dificuldade para ler e escrever.
As causas

O desequilíbrio corporalpode ocorrer por apresentar alterações funcionais originadas nas diversas estruturas do sistema vestibular (vestibulopatias primárias) ou determinadas por problemas clínicos à distância em outros órgãos ou sistemas, que podem afetá-lo de diferentes maneiras (vestibulopatias secundárias).
Numerosas são as causas de vestibulopatias primárias e secundárias:

* Traumatismos de cabeça e pescoço;* Infecções (por bactérias ou vírus);
* Drogas ou medicamentos (nicotina, cafeína, álcool, maconha, anticoncepcionais, sedativos, tranquilizantes, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos, etc.);
* Erros alimentares;
* Tumores;
* Envelhecimento;
* Distúrbios vasculares (hiper ou hipotensão arterial, arteriosclerose;
* Doenças metabólicas – endócrinas (hipercolesterolemia, hiper ouhipoglicemia, hiper ou hipoinsulinemia, hiper ou hipotireoidismo;
* Anemia;
* Problemas cervicais;
* Doenças do sistema nervoso central;
* Alergias;
* Distúrbios psiquiátricos, etc.;

Como o médico faz o diagnóstico?
O conjunto de história clínica, exame físico e a sequência dos testes auditivos e vestibulares aplicados recebe o nome de avaliação otoneurológica.
Existe uma série enormede testes de audição e de equilíbrio corporal (testes labirínticos). Esses exames são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente. Não existe uma sequência predeterminada. Os resultados dos testes básicos indicam quais os testes mais avançados que devem ser aplicados.
Como se trata?
* Procurar eliminar ou atenuar a causa da tontura.
* Utilizar criteriosamente os medicamentos...
tracking img