tonsilectonia

857 palavras 4 páginas
Índice

Introdução...................................................2 Tonsilectomia..............................................3 Principais indicações para realização da cirurgia........................................................4 Procedimento..............................................4 Complicações .............................................5 Plano de cuidados de enfermagem..............5 Conclusão...................................................6 Referencia bibliográfica..............................7

Introdução Veremos aqui como é realizado a Tonsilectomia sendo ele retirada das amígdalas, suas indicações, procedimento a ser feito, complicações pós-cirurgia e cuidados de enfermagem.
Tonsilectomia
Consiste na remoção cirúrgica das amídalas é feito um (pequeno corte) das “amígdalas” (tonsilas) palatinas, glândulas localizadas na parte posterior da garganta.

As tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio, elas eram conhecidas como “amígdalas”. As tonsilas palatinas são órgãos linfóides localizados estrategicamente na porta de entrada dos sistema digestório e respiratório próximo ao arco palatofaríngeo, na parte posterior da língua (tonsilas linguais), e na parte posterior da nasofaringe encontramos as tonsilas faríngeas.

A tonsilectomia, entretanto era o último recurso para o tratamento das tonsilites à época. Aetius ou (Aécio de Amida 527 – 565 médico grego nascido em Amida, Mesopotâmia, próximo de Tigris, e estudou medicina em Alexandria) ele recomendava ungüentos, óleos e fórmulas corrosivas com gordura de sapo para o tratamento de infecções. Algumas indicações para a remoção das tonsilas nesta época incluíam Enurese Noturna, (é a perda involuntária de urina durante o sono), convulsões, Estridor Laríngeo,(laringomalácia ou laringe flácida congênita é uma afecção benigna), rouquidão, bronquite e asma crônicas.

Relacionados