Tonoscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Para falar em Tonoscopia, devemos começar explicando onde ela se encaixa na química. Daremos, então, o conceito de propriedade coligativa das soluções: são propriedades que surgem pela presença de um soluto e dependem única e exclusivamente do número de partículas que estão dispersas na solução, não dependendo da natureza do soluto; elas se originam a partir da presença de umsoluto não-volátil e um solvente. A quantidade, e não a qualidade, das partículas que estão dispersas na solução é que irá influenciar na intensidade das propriedades (ou efeitos) coligativas.
Assim, quando fazemos a análise química de um líquido em estado puro e da solução desse mesmo líquido e constatamos que houve mudanças no comportamento do líquido devido à presença do soluto, dizemosque ocorreram mudanças nas propriedades coligativas desse líquido. Um exemplo: quando dissolvemos sal na água e aquecemos a solução, essa entra em ebulição mais rápido do que a água pura.
As mudanças sofridas por um líquido que contém um soluto não-volátil, também chamadas de efeitos coligativos, foram estudados por Raoult e Van't Hoff, eles são:

Ebulioscopia: O ponto de ebulição dolíquido aumenta, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição do solvente numa solução.
Sua fórmula é: Δte = Te2 - Te, onde:
Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente

Tonoscopia: Ocorre uma diminuição na pressão de vapor do líquido. Essa propriedade estuda o abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente quando lhe é adicionado um solutonão-volátil.
Sua fórmula é: Δp = P2 – P, onde:
P = pressão de vapor da solução
P2 = pressão de vapor do solvente

Crioscopia: Estuda a diminuição do ponto de congelamento de um líquido causado pelo soluto não-volátil.Sua fórmula é: Δtc = Tc2 - Tc, onde:
Tc = temperatura de congelamento da solução
Tc2 = temperatura de congelamento do solvente

Osmoscopia: Estuda o surgimento da pressão osmótica desoluções. O aumento da pressão osmótica ocorre quando duas soluções do mesmo solvente são divididas por meio de uma membrana semipermeável que resulta em soluções de mesma concentração. Sua fórmula é: π = [soluto] . R . T.  i , onde:
π = pressão osmótica
t = temperatura da solução






















Tonoscopia

Para entender melhor a origem dessas propriedadesvamos analisar a Tonoscopia. Porém, as propriedades coligativas se originam a partir da redução do potencial químico do solvente em contato com o soluto, que causa o aumento da temperatura de ebulição e a diminuição do ponto de fusão. A redução do potencial químico do solvente implica aumento da temperatura em que ocorrerá o equilíbrio líquido-vapor (o ponto de ebulição é aumentado) e diminui atemperatura em que ocorre o equilíbrio sólido-líquido (o ponto de fusão é diminuído). A entropia do líquido reflete a desordem de suas moléculas e a pressão de vapor reflete a tendência da solução em aumentar sua entropia, o que pode ser conseguido se o líquido vaporizar para formar um gás mais desordenado. Quando o soluto está presente, ele contribui para aumentar a entropia da solução e a tendênciadela em formar gás é diminuída. Assim o ponto de ebulição é aumentado. Da mesma forma, o aumento da desordem da solução pela adição do soluto contribui para que ela permaneça em seu estado sólido e não funda, diminuindo o ponto de fusão.
A Tonoscopia é uma propriedade coligativa que constitui na diminuição da pressão máxima de vapor (PMV) de um solvente quando se adiciona a ele um solutonão-volátil. Em relação à pressão de vapor de um solvente puro, pode-se dizer que sempre ela será maior do que a pressão de vapor de uma solução. Isso decorre do fato de que as partículas do soluto roubam energia cinética das moléculas do solvente, impedindo que parte destas ganhe o estado de vapor, pois quanto maior a temperatura, maior a energia cinética e maior as colisões efetivas. As...
tracking img