Tomografia computadorizada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomografia Computadorizada

O que é exatamente a Tomografia Computadorizada? 

O seu médico solicitou que você fizesse uma tomografia computadorizada e naturalmente você deseja saber o que vai acontecer. Em primeiro lugar, vamos esclarecer bem o seguinte: a tomografia computadorizada (TC) é um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. É rápida, simples etotalmente indolor. A TC utiliza um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo. 

Estas radiografias são então convertidas por um computador nos chamados cortes tomográficos. Isto quer dizer que a TC constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadaspelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado. 

O que ocorre durante o exame? 

Durante o exame, você é atendido por uma equipe especializada em TC, com a qual permanecerá em contato visual e vocal constante. Apenas relaxe, ficando imóvel na mesa de exame, e siga as instruções daequipe de TC. Os exames duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada. 

As exposições aos raios X, na realidade, levam apenas alguns segundos. Considerando que, como pode ser visto nas ilustrações o tomógrafo possui abertura bem ampla, você não sentirá incomodo de espécie alguma. 

Aneurisma da Aorta Abdominal

História natural e prevalência

O AAA é umapatologia de evolução imprevisível, mas, há vários estudos mostrando que a dilatação aórtica tenderá para a rotura e que quanto maior o seu diâmetro maior é este risco. Como se disse anteriormente, a grande maioria dos AAA é assintomática, podendo ser a rotura a primeira manifestação clínica. Com o advento da ultra-sonografia começou-se a diagnosticar cada vez mais aneurismas e foi possívelrastrear populações com o objetivo de se identificar a incidência desta patologia. Os principais estudos de rastreamento têm mostrado diferentes incidências que variam em função da idade, sexo e doenças associados. Hoje, sabemos que indivíduos masculinos, acima de 65 anos, apresentam 5% de chance de portarem um AAA, e estes forem hipertensos esta incidência aumenta para 12%. Em parentes de 1o grau deportadores de AAA o risco é de 25%.1,2,5 .

Localização da Aorta Abdominal :
A cavidade abdominal está situada acima da abertura superior da pelve e é limitada superiormente pelo diafragma. É contínua inferiormente no estreito pélvico com a cavidade pélvica. A cavidade abdominal é ocupada pelo peritônio e vísceras abdominais. Em corte transversal, a cavidade abdominal tem a forma deum rim porque a coluna vertebral e os grandes vasos se projetam em seu interior. Na superfície desta cavidade encontramos os músculos da parede abdominal, que protegem essa mesma zona.

Posição anatômica:
• Decúbito Dorsal: (o corpo está deitado com a face voltada para cima.)

• Cortes finos; planos axiais (são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide ocorpo em partes superior e inferior.)

Por que às vezes é usado um meio de contraste? 

Em certos exames pode se fazer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso. 
Quando da injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente,náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico antes, a respeito de possíveis alergias, e comunicar à equipe de TC um possível enjôo durante o exame.

Velocidade de injeção do contraste: 3 a 4 ml/s .

Aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação anormal (maior que 50% do esperado para aquele segmento),permanente e focal desta artéria, sendo na maioria das vezes (80%)...
tracking img