TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

1857 palavras 8 páginas
APRESENTAÇÃO

A descoberta dos raios X no final do século XIX teve grande impacto na Medicina. O método radiográfico mudou de forma categórica a abordagem médica que até então baseava o diagnóstico apenas na propedêutica clássica representada pela palpação, percurssão e ausculta. A radiografia do tórax representa, muitas vezes, a primeira abordagem diagnóstica na maioria das doenças pulmonares incluindo a tuberculose. De forma geral, as alterações radiológicas da tuberculose são a fiel tradução dos eventos etiopatogênicos desencadeados a partir do contágio.

Introdução A tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) é uma ferramenta crítica para a avaliação das doenças pulmonares. Visto que a TCAR fornece uma avaliação anatômica global dos pulmões, essa técnica de imagem melhora significativamente a sensibilidade e a especificidade do diagnóstico clínico e histopatológico. A TCAR é particularmente útil na avaliação de doenças intersticiais pulmonares difusas (DIPD), pois pode haver a sobreposição significativa da apresentação clínica e dos padrões histopatológicos, assim como pode haver uma significativa heterogeneidade da doença nos pulmões. Estas modalidades em conjunto fornecem uma abordagem clínica, radiológica e histopatológica ao paciente com DIPD, permitindo um diagnóstico acurado e gerenciamento otimizado.

Em geral, as imagens são obtidas com os pacientes em decúbito dorsal e ventral. Em pacientes normais, opacidades dependentes são geralmente visualizadas nas regiões posteriores e subpleurais dos pulmões. No caso de algumas doenças pulmonares difusas, tal como pneumonia intersticial não-específica (PINE), as imagens podem ser idênticas àquelas obtidas de pacientes normais. As imagens em decúbito ventral diferenciam

Relacionados