Tomizo ishida e suas produçoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tomizo Ishida e
Suas Criações



O último "espadeiro" de uma linhagem

_____________________________________________________Laércio

Gazinhato

Tomizo Ishida pode ser considerado o mais criativo e inovador dos artesãos nipônicos que produziram lâminas no Brasil, tendo sido também amigo pessoal do pioneiro Yoshisuke Oura e do famoso Kunio Oda (veja artigos respectivos em "TextosSelecionados").

Ishida nasceu em Gumma, bem próximo a Tóquio, em 24 de novembro de 1924, tendo chegado ao Brasil com seus pais em 1933, os quais haviam sido contratados para trabalhar na lavoura de uma fazenda de Mirandópolis, Interior de São Paulo.

Desde sua infância, Tomizo Ishida teve fascinação por espadas japonesas, embora não descendesse de uma família de "espadeiros". Na fazenda onde suafamília trabalhava, frequentemente o menino era visto em busca de retalhos de metal, aos quais adaptava guarda e empunhadura toscas para com eles brincar.

Em 1949, então com 25 anos, Tomizo Ishida resolveu vir para a cidade de Mairiporã (distante cerca de 50 km de São Paulo e já uma colônia japonesa de médias proporções) em busca de um melhor caminho profissional. Poucos anos depois tornou-serelojoeiro e ourives, abrindo seu próprio negócio.

Tomizo Ishida, fotografado no jardim de
sua ampla residência em Mairiporã (SP) e
com a última espada produzida.

Foi em 1962 que Ishida decidiu produzir espadas japonesas, quando viu toscos exemplares do tipo confeccionados por um brasileiro e pensou: "Posso e vou faze-las melhor!". Assim, de forma amadora e ainda sem grandes conhecimentos deantigas tradições, iniciou a produção de "katanás", "wakisashis" e "tatchis", no começo baseando-se apenas em livros que parentes do Japão lhe enviavam. Posteriormente, teve contato prático com Oda e Oura.

Ao longo dos próximos anos, Ishida se tornaria conhecido não só por forjar boas lâminas, mas também por produzir furnituras ("tsubas", "fuchis", "kashiras" e "menukis") e bainhas bemvistosas, itens estes que, até o momento, podem ser considerados os mais aprimorados dentre aqueles oferecidos pelos "espadeiros" japoneses radicados no Brasil.

Típíco "daisho" de Tomizo Ishida.

INOVAÇÕES

Tomizo Ishida foi - desde o início de sua atividade de "espadeiro" - muito inovador em suas criações, tendo desenvolvido uma linha própria de trabalho, interpretando as espadas clássicasjaponesas e adaptando-as ao seu estilo e experiência pessoal como praticante de Iai-do. Assim, a maioria das criações de Ishida fugiu de algumas regras convencionais e ortodoxas que essas clássicas espadas têm. Entre as mudanças destacam-se:

* o orifício da passagem do pino ("mekugi-ana") que trava a lâmina é sempre colocado um pouco mais para trás do que o habitual. Dentro da geometria de suaslâminas, Ishida entendia que isto as travava de forma melhor, mais "sólida";

* a espessura da lâmina é levemente menor e a largura pouco maior do que os padrões tradicionais. O artesão entende que os aços modernos são naturalmente melhores e, como praticante de Iai, sempre prezou muito o adequado peso e equilíbrio de uma boa lâmina;

* a linha de têmpera é mais alta do que oconvencional. Alguns "espadeiros" modernos do Japão também adotaram essa técnica a partir de 1960, quando lá reiniciou-se oficialmente a produção de espadas; com isso, eventuais pequenos "dentes" da lâmina poderão ser retirados no re-polimento sem diminuição consistente da área temperada;

* em algumas criações especiais ou para uso pessoal, o primeiro "seppa" (espaçador), aquele na junção entre aempunhadura e a "tsuba", é em couro laqueado. Segundo Ishida, o objetivo é amortecer mais as vibrações ocasionadas por golpes, as quais são passadas para as mãos do usuário.

A década de 1970 e o começo dos anos 80 foi seu período de maior produção, onde além de atender pedidos diretamente, também revendia suas criações em lojas selecionadas do tradicional bairro paulistano da Liberdade,...
tracking img