Tomilho trabalho masso

1012 palavras 5 páginas
PRONATEC

Curso Técnico de Massoterapia

Alunos: Marisa Aparecida Marlly Brito Narlice Baia

Trabalho de Pesquisa de Cosmetologia
Plantas Naturais

Profª Renata

2015

Introdução:
Vamos apresentar através desse trabalho, uma planta natural que não é muito lembrada ou conhecida; o Tomilho, mas que tem muitos benefícios para saúde física e até psicológica. Por isso vamos compartilhar nosso conhecimento da mesma através de nossa pesquisa.

Tomilho
Também é conhecido pelo nome de timo. Nome Científico: Thymus vulgaris.
Ocorre do Oeste da Europa ao Sudeste da Itália e é especialmente cultivado como condimento e pelo óleo essencial, rico em timol, com apreciável poder anti-séptico, muito utilizado contra as afecções pulmonares e como estimulante digestivo.
O tomilho possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas.
Nomes Populares: Tomilho, Arçã, Arçanha, Erva-urso, Poejo, Segurelha, Timo, Tomilho-de-inverno, Tomilho-de-jardim, Tomilho-ordinário, Tomilho-vulgar Família: Lamiaceae Categoria: Ervas Condimentares, Medicinal, Plantas Hortícola.
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical Origem: Europa, Mediterrâneo. Altura: 0.1 a 0.3 metros, 0.3 a 0.4 metros. Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno. Ciclo de Vida: Perene
Parte utilizada: sementes, flores, folhas, óleo essencial.

O tomilho é uma planta típica da vegetação mediterrânea, com ramagem ramificada, retorcida e recoberta por folhas miúdas, lineares a ovaladas e opostas. Seu porte é baixo, de cerca de 15 a 30 cm de altura com praticamente o dobro de largura, formando um montinho arredondado e bastante compacto. No verão surgem numerosas flores arroxeadas e pequenas, muito atrativas para as abelhas. Há um grande número de variedades de tomilho, com aromas diferenciados, variegações e portes diferentes. Alguns são mais apropriados para usos culinários, enquanto outros são mais específicos para usos

Relacionados

  • amor
    5004 palavras | 21 páginas