Tomatina (festa espanhola)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tomatina é uma das festas mais conhecidas internacionalmente, realizada na Espanha (apenas atrás das Festas de São Firmino).
É celebrada na cidade de Buñol,em Valência, na última quarta-feira de Agosto.
A festa consiste no arremesso de tomates entre os participantes.
História
Sabe-se que a tradição nasceu em1944, mas não se sabe ao certo como surgiu a festa.
São muitas as teorias da origem da festa: uma luta de comida entre amigos, uma "guerra" entre jovens, umataque com tomates de espectadores a um desfile carnavalesco, uma partida a um mau músico, o desfecho de um acidente com um caminhão que transportava tomates ou (amais popular entre os espanhóis), os habitantes da aldeia que atacaram o autarca com tomates durante uma festa. A tomatina é uma festa divertida, mas perigosa,pois já ocorreram casos de ferimentos por causa dos empurrões.
A primeira Tomatina, em Portugal aconteceu em Coimbra. Uma zona da Alta e da Baixa da cidade foifechada para os participantes. A iniciativa partiu da Guloso - uma marca de polpa de tomate - que aproveitou para aí gravar um anúncio publicitário.
Em 2011na cidade de Braga, no dia 21 de Maio, foi feita uma Tomatina que conseguiu juntar 1000 participantes. Ao todo foram usadas mais de 10 toneladas de tomates. Oevento foi realizado na da Praça Multi-Cultural Vila iniciando uma serie de eventos culturais que vão acontecer na capital minhota nos 90 dias seguintes.Curiosidades: As 10 toneladasde banha eram todas provenientes de gordos das produções que acabariam por ir para o lixo, assim sempre serviram para divertir alguém.
tracking img