Tomates verdes fritos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I N T R O D U C A O

 

 

O aumento do numero de pessoas idosas, é conseqüência de uma transição demográfica correspondente a taxas elevadas de pessoas envelhecendo, contra uma diminuição das taxas de fecundidade e de mortalidade. No começo do Século XXI, no mundo inteiro, existirão, em torno de 600 milhões, de pessoas idosas, ou seja, três vezes mais que há 50 anos.  Porvolta de 2050, elas deverão ser quase 2 bilhões, isto é , uma multiplicação por três em 50 anos.

A população mundial de pessoas idosas cresce num ritmo de 2% ao ano, ou seja, muito mais rapidamente que a população do grupo não idoso. Dentro dos próximos 25 anos, ela deverá continuar aumentando, num ritmo mais rápido que os outros grupos.  A taxa de crescimento anual da população idosa,de 60 anos ou mais, alcançará 2,8% até 2030.  Um crescimento tão rápido assim, também exigirá da maior parte dos países medidas econômicas e sociais de grande porte.

O número e a proporção das pessoas idosas variam, consideravelmente, de uma região para a outra. Nas regiões desenvolvidas, as pessoas idosas de 60 anos, ou mais, representavam em 2000, perto de um quinto da população; até oano de 2050, elas deverão constituir um terço.

Os países do chamado Terceiro Mundo vem apresentando, nas últimas décadas, um progressivo declínio nas suas taxas de mortalidade e, mais recentemente, também nas suas taxas de fecundidade. Esses dois fatores associados promovem a base demográfica para um envelhecimento real dessas populações, à semelhança do processo que continua ocorrendo,ainda que em escala menos acentuada, nos países desenvolvidos.

As características principais desse processo de envelhecimento experimentado pelos países do Terceiro Mundo são, de um lado, o fato do envelhecimento populacional estar se dando sem que tenha havido uma real melhoria das condições de vida de uma grande parcela dessa população e, de outro lado, a rapidez com que esteenvelhecimento está ocorrendo. Na verdade, nos países menos desenvolvidos, o contingente de pessoas prestes a envelhecer, dadas as reduções nas taxas de mortalidade, é proporcionalmente bastante expressivo, quando comparado com o contingente disponível no início do século, nos países desenvolvidos. Com a baixa real da fecundidade, a tendência é haver transformações drásticas na estrutura etária desses paísesem tempo relativamente curto, sem que as conquistas sociais tenham se processado devidamente para a maioria da população.

Na questão do envelhecimento populacional, dentro do contexto do Terceiro Mundo, especialmente com ênfase à realidade brasileira, há projeção de uma questão de considerável impacto social e econômico: o boom de idosos na população brasileira, que ocorrerá nas próximasdécadas.

Dados secundários referentes à evolução da mortalidade, fecundidade e expectativa de vida no Brasil, desde o início deste século, até o ano de 2005, bem como as transformações decorrentes do processo de envelhecimento, serão comparados entre as diferentes regiões do país e com outros países em diferentes estágios de desenvolvimento econômico, em relação às variáveisdemográfico-sociais e de saúde consideradas.

O índice de envelhecimento aponta para mudanças na estrutura etária da população brasileira. Em 2009, para cada grupo de 100 crianças de 0 a 14 anos, existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, projeta-se uma mudança do quadro e, para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, existirão 172,7 idosos.

Os avanços da Medicina e as melhorias nas condiçõesgerais de vida da população elevam a média de expectativa de vida ao nascer do brasileiro de 45,5 anos de idade, em 1940, para 72,7 anos em 2008. Segundo projeção do IBGE, o país continuará galgando anos de vida média de sua população, alcançando, em 2050, o patamar de 81,29, número que corresponde basicamente à expectativa média de vida atual da Islândia (81,80 anos), Hong Kong, China (82,80...
tracking img