Tomate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Assim como a batata, a berinjela, o jiló e o pimentão, o tomate também pertence à família Solanaceae, mas, apesar de ser comercializado como uma hortaliça, o tomate é, botanicamente, um fruto, gerado após a fecundação da flor do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill).
O tomate um fruto originário da região da América do Sul, onde hoje são Peru e Equador. Os primeiros registrosmostram que o tomate era cultivado pelos incas como alimento. O nome "tomate" pode ter tido origem nas palavras astecas "ximate", "zitomate" e "tumate", ou ainda, da palavra mexicana "tomati".
A planta somente foi levada para a Europa no início do século XVI. Os primeiros países que receberam o fruto foram a Espanha e a Itália, onde foi batizado de pomo d'oro (frutas de ouro). Na França, o fruto foiutilizado somente como planta ornamental por anos, já que os franceses achavam que o tomate tinha propriedades afrodisíacas e venenosas. No século 18, os italianos criaram uma variante vermelha da fruta. Com ela, o cozinheiro Francesco Leonardi fez uma massa com molho.
O consumo de tomate teve grande aumento no final do século XIX e, hoje, ele pode ser considerado a segunda hortaliça mais cultivadano mundo, depois das batatas. A grande aceitação e apreciação do tomate e seus derivados teve início no século XX, com a popularização do ketchup pela expansão mundial dos fast foods. A boa aceitação de pratos mediterrâneos como a pizza e a macarronada também contribui para o aumento do consumo de tomate e molhos nas últimas décadas.
Sucesso nas receitas, os tomates possuem também umacaracterística que os tornam importantíssimos para a saúde: a presença de licopeno, uma substância que, segundo pesquisas, é capaz de proteger o organismo de doenças cardíacas e câncer. A absorção do licopeno favorecida pelo cozimento do tomate, uma vez que o calor ativa ainda mais a substância. Por isso, os molhos são uma boa opção, já que o óleo utilizado no molho também facilita a absorção do licopeno.Tomate
Cultivo
O tomate é atualmente uma das mais importantes frutas cultivadas em todo o mundo, tanto por área como por valor comercial. Só no Brasil, seu cultivo mobiliza diretamente 10 mil produtores rurais, o que representa aproximadamente 60 mil famílias ou 200 mil pessoas.
A cadeia produtiva de tomate possui importante relevância econômica no agronegócio brasileiro, por movimentar uma cifraanual superior a R$ 2 bilhões (cerca de 16% do PIB gerado pela produção de hortaliças no Brasil).
A produtividade brasileira é de 59 toneladas por hectare ou cerca de 5 kg/pé ou 245 caixas/mil pés de tomate. Pode-se dizer que nos últimos 20 anos, a tomaticultura nacional teve a produtividade duplicada.
No Sudeste, está a maior concentração da área plantada de tomate para consumo in natura, com57%, sendo que São Paulo e Minas Gerais representam 43% desse total. Já o Sul do Brasil ocupa 19% da superfície, sendo o Paraná com 9%, Santa Catarina com 6% e Rio Grande do Sul com 4% desse total. O restante do Brasil, Centro Oeste e Nordeste participam com 24% do total da área plantada de tomate de mesa no país. Já o tomate para processamento tem 62% de sua área em Goiás, 20%, em São Paulo e 16%,em Minas Gerais.
O cooperado Edson Aparecido Brás, de Novo Horizonte, SP, é um dos produtores que apostam na cultura há 20 anos.
Ele explica que o primeiro cuidado básico é com as mudas. “Já compro as mudas prontas, com 24 dias. Distribuo as mudas no solo, junto com adubação, utilizando um espaçamento de 1,4 x 0,4. Aí começa o processo: irrigação, defensivo, fungicida, inseticida. Faço maisadubações complementares e irrigo até o momento da colheita. Isso tudo acontece em 90 dias, quando começo a colher os primeiros frutos para o mercado”.
A cultura do tomateiro é uma atividade bastante exigente em água e a irrigação deve ser usada para o suprimento hídrico total. O manejo adequado da irrigação é importante não apenas para suprir as necessidades hídricas das plantas mas também para...
tracking img