Tomate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA DO TOMATE (Lycopersicon esculentum).

A produção mundial do tomate em 2001 estava já em 105 milhões de toneladas de frutos frescos, com uma área de 3,9 milhões de ha.

O tomate pertence à família das Solanáceas, que inclui também a batata, as pimentas e a berinjela. Tem origem da zona andina da América do Sul e é rico em vitaminas C e do complexo B, fósforo, ferro,aminoácidos minerais, açúcares e fibras. O tomate amarelo tem um teor de vitamina A maior do que o vermelho. Já o tomate vermelho possui licopeno, um antioxidante que contribui para a proteção contra substâncias cancerígenas.
É uma planta anual, que pode atingir altura maior que dois metros. Na América do Sul podem-se colher frutos da mesma planta durante vários anos. A colheita é feita aos 90-120dias e a forma do fruto difere conforme a cultivar. A cor do fruto pode variar entre vermelho e amarelo.
Existem dois tipos de tomateiro: do tipo alto ou indeterminado; do tipo arbustivo ou determinado; existe também cultivares que podem ser do tipo semideterminado.
As variedades altas ou indeterminadas são apropriadas para culturas com período de colheita mais longo, pois continuama se desenvolver após a florescência. As plantas têm geralmente folhas mais abundantes, assim dentro da cultura a temperatura tende a ser menor e os frutos se desenvolvem à sombra dessas folhas, não ficando danificados pelo sol e amadurecem mais lentamente. Essas características tendem a melhorar o sabor dos frutos e aumentam a doçura. Estes tipos deverão ser suportados por uma armação ou umalatada.
As variedades do tipo arbustivo ou determinado já não precisam de armação. Estes param o seu desenvolvimento depois da florescência. Como as suas necessidades de mão-de-obra são mais reduzidas, o seu consumo é mais comum nos cultivos comerciais. Possuem a frutificação concentrada dentro de duas ou três semanas e os seus frutos amadurecem com maior rapidez do que os do tipoindeterminado.

Botânica: Possuem raiz axial que atingem mais de 50 cm de profundidade. A raiz principal produz um denso conjunto de raízes laterais ou adventícias. As folhas são dispostas de forma helicoidal e tem forma oval até oblonga, cobertas de pelos glandulares. A inflorescência é de forma agrupada, em cachos, produzindo de 6 a 12 flores. O caule pode ser de porte ereto a prostrado. Pode atingiraltura de até 4 m, sendo peludo e glandular. As flores são bissexuais, desenvolvendo-se opostas ou entre as folhas. Pode ser de polinização cruzada ou de autopolinização. O fruto é uma baga carnosa, de forma globular a achatada podendo ser de cor amarela, laranja ou vermelho, com superfície lisa ou canelada. As sementes são peludas, de cor castanha clara e o peso de mil sementes é aproximadamente de2,5 a 3,5 g.
Clima e solo:
Temperatura e luz: é de clima relativamente árido, fresco, porém adapta-se a várias condições, variando de temperada quente a úmida tropical. A temperatura ótima para o tomate está entre 21 a 24 °C. As plantas sobrevivem a certa amplitude de temperaturas, porém aquelas menores que 10 °C e acima de 38 °C podem danificar os seus tecidos. Quando submetidas a períodosfrescos ou quentes durante a florescência a produção de pólen reduz e a frutificação fica comprometida, e, quando submetidas à geadas, as plantas serão destruídas. Para prevenir esses danos por gelo, recomenda-se adiar a sementeira até acabar o inverno. Nas planícies a temperatura noturna também é muito importante, visto que abaixo dos 21 °C ocorre o aborto dos frutos. A intensidade de luz afeta acor das folhas, dos frutos e a frutificação.
Água e umidade: O tomateiro requer períodos de pelo menos três meses. O stress hídrico e os períodos prolongados de seca provocam a queda de botões e flores e a rachadura dos frutos. Porém quando há chuvas excessivas ou umidades altas propicia infestação de fungos e a podridão dos frutos.
Solo: Solos ideais para o tomate são solos franco-arenosos,...
tracking img