Tomaso Capanela

832 palavras 4 páginas
CAMPANELLA E SUAS OBRAS

Campanella deixou uma obra vasta que abrange vários tópicos baseados em: gramática, retórica, filosofia, teologia, política e medicina. Ele escreveu dezoito livros de metafísica e trinta de teologia. Segundo Campanella, as ciências tratam das coisas como elas são, cabendo à filosofia e especialmente à metafísica explicar as coisas em seu sentido mais profundo. Sua primeira obra foi a Philosophia Sensibus Demonstrata (filosofia demonstrada pelos sentidos) lhe valeu a acusação de heresia, tendo deixado o convento em que iniciara os estudos, empreendeu uma viagem pela Itália, através da qual ficou conhecendo os homens mais ilustres do seu tempo.
Suas obras quer o “Prodromus Philosophiae Instaurandae”, quer os “Dogmata Universalis Philosophiae”, quer a “Realis Philosophiae Partes Quatuor”, oferecem aspectos doutrinários.Em 1622 publicou sua obra “Apologia pro Galileo”(em defesa de Galileu) no qual defendia o sistema de Copérnico e a separação das passagens das Escrituras e a natureza para o conhecimento do Criador. Em sua aproximação, neoplatônica, e astrológica, do criador, ele argumentou que a verdade sobre a natureza não está revelada nas escrituras e pedia liberdade de pensamento na especulação filosófica.

PUBLICAÇÕES:
Philosophia sensibulus demonstrata (Nápoles, 1591);
Del senso delle cose e della magia (Bari, 1620);
Apologia pro Galileo, mathematico Florentino (Frankfurt, 1622);
Atheismus triumphatus (Paris, 1631)
Monarchia messiae (Jesi, 1633);
Disputationum in quator partes suae philosophia reales libri quator (Paris, 1637);
Epilogo magno;
Theologicorum libri XXX;
La città del Sole (A cidade do sol)

A CIDADE DO SOL

A Cidade do Sol é a mais popular das obras de Campanella. Essencialmente idealista, está em um plano da Utopia. A Cidade do Sol é reconhecida como obra prima da literatura universal.
Em seu livro A Cidade do Sol, ele exemplifica muito bem qual é sua ideia de sociedade ideal,é a sua obra mais conhecida

Relacionados