tomas de aquino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
TÓMAS DE AQUINO

Tómas de Aquino nasceu em 1224, perto da cidade da Silicia.
Tómas afirma que há no ser humano uma alma única, unida ao corpo. A relação entre razão e fé está no centro dosinteresses do filosófo.
Diferente de Agostinho, para Tómas o conhecimento não depende da fé nem da presença de verdade divina no interior do individuo, e sim um instrumento para de aproximar de Deus.
Anoção de transformação por meio do conhecimento é fundamental em sua teoria. Cada ser humano, segundo ele tem uma essência particular, à espera de ser desenvolvida, e os instrumentos fundamentais paraisso são a razão e a prudência.
Com sua teoria do conhecimento que “ convoca” a vontade e a iniciativa de cada um na direção do aperfeiçoamento Tómas legou á educação sobretudo a ideia deautodisciplina.
Tómas de Aquino ressaltou o valor da razão humana e de conhecer como ela funciona, a começar pela importância de ordenar para entender.
Umas das frases marcantes do ilustre Tómas “ O mestreprovoca o conhecimento ao fazer operar a razão natural do discípulo.” Se faz operante ate hoje no meu ponto de vista !
Tómas veio a falecer em 1274, sendo canonizado em 1323 e foi nomeado “doutor daigreja” em 1567.



ERASMO DE ROTERDÃ (1469-1536)

Passou para a historia por se opor ao domínio da igreja sobre a educação, a cultura e a ciência, mesmo sendo clérigo e profundamente cristão.Seu pensamento defendia a libertação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deveriam subordinar-se a religião. Oeixo dessa filosofia era o antropocentrismo- predomínio do homem sobre o transcendente também conhecido posteriormente como humanismo.
Ele era o intelectual mais respeitado e prestigiado do seu tempo esempre estava ligado aos círculos de poder europeu. Erasmo pregou a volta dos valores cristãos originais, a começar pela paz. Sua obra mais célebre é uma sátira a inversão de valores que...
tracking img