TOMADA E PRESTAu00C7u00C3O DE CONTAS 01

2996 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TOMADA DE CONTAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

SALINAS/MG
OUT/2014
Elisabete Fernandes Celestino
Leonardo Barbosa Santos
Simone Cordeiro Silva
Wellington Messias de Oliveira

TOMADA DE CONTAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Trabalho apresentado para obtencão de créditos parciais na disciplina de Contabilidade Setor Público II, do 6º período do Curso de Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros, campus Salinas-MG na qual é ministrada pela Profª Claudiana Aparecida Leal de Araújo.

SALINAS-MG
OUT/2014
1. Introdução

A administração pública ao longo do tempo vem sofrendo modificações na sua estrutura, claramente podemos associar esse fato com o despertar da população para com a gestão dos governantes, escolhidos por nós a fim de atender aos enteresses sociais e coletivos. Nesse sentido se faz necessário revermos o conceito da administração pública, Alexandrino et al 2008 pág.16, entende que a administração pública em sentido amplo pode ser entendida como a relação de dois orgãos: os orgãos governamentais aos quais cabe traçar os planos e diretrizes de ação, e os órgãos administrativos subordinados de execução aos quais incube executar os planos governamentais.
Entretanto para que possamos entender o assunto a ser tratado nesse trabalho vale apena associar um importante conceito utilizado na Contabilidade: “ todo débito tem um crédito de igual valor’’ sendo assim podemos entender que na administração pública as politicas sociais, os programas, e as obras públicas são os débitos, e recursos a serem gastos nessas ações são créditos. Dito isto, agora sim pode se dizer que objeto de estudo a ser tratado nesse trabalho será voltado para os instrumentos de fiscalização desses “crétidos” ou seja como são fiscalizadas as contas públicas provinientes das ações do governo.
Esses instrumentos

Relacionados