Tomada do poder de gaddafi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola:est.Senador João Bosco Ramos de Lima

Profº:Marcelino
Diretora:Isabel
Aluno:Anderson Sena nº:08
Série:1º Ano 2 Turno: Noturno
Manaus: 20 de março de 2011

Manaus/AM
2011

Tomada dopoder

Idris I da Líbia, deposto por Gaddafi
No ano de 1969 o governo de Idris I passava por uma crise de impopularidade, pois grandes quantidades de petróleo líbio estavam sendo utilizadas pelosEstados Unidos, sem qualquer compensação à Líbia. Admirador do líder egípcio e nacionalista árabe Gamal Abdel Nasser, Muammar al-Gaddafi, aos 27 anos de idade, foi naquele membro das tropasrevolucionárias que tomaram o governo do país, no dia 1º de setembro de 1969, tendo como líder Mahmud Sulaiman al-Maghribi. Coronéis do exército líbio invadiram Trípoli e obrigaram Idris a renunciar
Logo após ogolpe de estado, Al Magrabbi sai de cena e Gaddafi, como líder da revolução líbia, com a patente de coronel, toma o poder, substituindo o príncipe regente Ridah e o rei ausente (licenciado para finsmédicos na Grécia e no Egito), Ídris I, tio de Ridah.
Uma vez instalado no governo do país, Gaddafi declara ilegais as bebidas alcoólicas e os jogos de azar. Exige e obtém a retirada americana einglesa de bases militares, expulsa as comunidades judaicas e aumenta decididamente a participação das mulheres na sociedade. Além disso, retiram da Líbia todos os americanos vindos através da aliançaentre Idris I e os EUA, fecham danceterias, bordéis e bares instalados pelos americanos, impondo a toda Líbia o respeito aos preceitos morais do islamismo. Proibiu a exportação de petróleo para os EUA econfisca propriedades internacionais.
Gaddafi e Gamal Abdel Nasser, o presidente do Egito. Em seu primeiro ano na presidência, Gaddafi estabeleceu forte aliança com o governo de Nasser.
Pouco tempodepois, em 1970, morre Gamal Abdel Nasser. Inconformado, Gaddafi começou a patrocinar e apoiar todos os grupos, países e facções anti-americanas ou anti-israelenses de que tinha conhecimento, entre...
tracking img