Tomada de descisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de esclarecer como um bom planejamento pode ajudar os administradores nas tomadas de decisões futuras, observando os tipos, estilos e suas variadas ramificações.
Abordaremos os principais aspectos da tomada de decisão tais como: As maneiras de pensar sobre a tomada de decisão nos negócios, enfatizando o pensamento linear esistêmico; tipos de decisões gerenciais, ressaltando as decisões programadas e não-programadas; níveis de tomadas de decisão em uma organização, destacando as tomadas de decisões estratégicas, táticas e operacionais; estilos de tomada de decisão, salientando o pacificador ou avesso a problemas, o solucionador e detector de problemas; tomadas de decisão sobre diferentes condições, evidenciando ascondições de certeza, de risco e incerteza; e etapas no processo de tomadas de decisão, citando a análise situacional, geração de alternativas, avaliação das conseqüências, teste-piloto e implementação total.


























TOMADA DE DECISÃO

Decidir é situar-se em relação ao futuro. É o processo pelo qual são selecionadas algumas ou apenas uma entrevárias alternativas para as ações a serem desenvolvidas.
Processo de tomada de decisão é a seqüência de eventos empreendida pela administração para solucionar algum problema gerencial, um processo sistêmico que segue uma seqüência de identificação de problemas, geração de soluções alternativas, análise das consequências, seleção e implementação da solução, avaliação e feedback.(MONTANA, P.J; 2003. p. 87)


De acordo com Chiavenato (1997, p. 710) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com base na apreciação deinformações. Decidir é recomendar entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.


MANEIRAS DE PENSAR SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NOS NEGÓCIOS


PENSAMENTO LINEAR
Antigamente, as empresas tinham um pensamento linear, onde cada problema tem uma solução única, que afetará a área do problema e não o restante da organização e que, uma vez implementadapermanecerá válida e deverá ser avaliada apenas em termos que melhor resolvem o problema.
Os problemas são vistos como discretos, singulares e únicos. Faz pensar que os problemas uma vez definidos, e as soluções uma vez implementadas, são sempre válidos. Ignora-se a natureza rápida das mudanças no ambiente. Não é a maneira mais eficaz de tratar os problemas organizacionais.
Com opassar dos anos essa visão se modificou devido a complexidade e desenvolvimento das empresas. Essa nova abordagem é chamada de pensamento sistêmico.


PENSAMENTO SISTÊMICO


É uma abordagem mais complexa à solução de problemas. Considera-se serem eles complexos e relacionados a uma situação, e que as soluções não apenas solucionam o problema mas também terão um impacto no restante daorganização e devem ser avaliadas em termos de qual a melhor forma de resolver o problema e como afetam a organização como um todo.
Supõe que nem os problemas nem as soluções permanecem constantes – as situações mudam, os problemas mudam e novas soluções são necessárias constantemente.


TIPOS DE DECISÕES GERENCIAIS


Qualquer que seja a abordagem que o administradoreleja para seus problemas em administração, existem dois grandes tipos de situações para serem enfrentados, e a natureza deles irá influenciar os métodos aplicados para se alcançarem soluções adequadas. Temos então dois tipos de decisões gerenciais: as programadas (estruturadas) e as não programadas (não estruturadas).
As decisões, segundo Chiavenato (1997), possuem tipos ou extremos, ou...
tracking img