Tomada de decisoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Tomada de Decisão em Administração
4.1 Fundamentos da Tomada de Decisão

“A tomada de decisão é a parte essencial do trabalho de um administrador. Diariamente,os administradores tomam muitas decisões sobre os mais diversos assuntos, e a qualidade dessas decisões tem impacto muito significativo no desempenho da organização.

[...] Uma decisão pode ser descrita, como uma escolhaentre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade. Contudo, a tomada de decisão não é um processo trivial e fácil, pois associada a cada alternativa de decisão está a incerteza de suas conseqüências e impactos. Essas limitações têm conduzido homens a uma busca de novas ferramentas e modelos para ajudá-lo a decidir” (p.98).“O conceito de tomada dedecisão foi introduzindo no campo da administração por Chester Barnard, em seu livro As funções do executivo. A parti desse momento o,administrador passou a ser visto como alguém que não só delibera, como também põe em prática as soluções para os problemas. O conceito de decisão sugere uma conclusão, um início de ação, e não uma deliberação contínua [...] Uma decisão implica a escolha de uma alternativaem detrimento de outras. Por essa razão, os administradores devem avaliar essas alternativas, o que, muitas vezes, envolve a necessidade de estimar suas conseqüências e seus impactos na organização. Os administradores tem que calcular e gerir os riscos e as probabilidades que acompanham suas decisões. Entretanto, por mais sofisticadas que sejam as ferramentas de apoio à tomada de decisãoutilizadas,a imprevisibilidade está quase sempre presente no processo decisório. Por esse motivo,cada situação de decisão pode ser organizada em uma escala que vai da completa certeza a completa incerteza de acordo com a disponibilidade de informação sobre cada alternativa e seus resultados” (p.100).“Os administradores enfrentam uma variedade de situações diante das quais precisam tomar decisões.Dependendo da natureza da situação, o administrador deve usar tipo de decisão diferentes. O grau de disponibilidade de informação precisa e confiável sobre a situação e o nível organizacional no qual as decisões são tomadas, permitem distinguir dois tipo de decisões gerenciais: as decisões programadas e as não programadas” (p.101).


4.2 O processo decisório

“O processo de tomada de decisão éconstituído por seis etapas seqüências [...] Esse processo começa com a identificação e o diagnóstico da situação que requer uma tomada de decisão, passa pelo desenvolvimento e a avaliação de alternativas, pela seleção e implementação de uma possibilidade de ação que responda a situação diagnosticada e termina apenas após a monitoração e o feedback da decisão tomada”(p.103).










4.3Racionalidade e intuição na tomada de decisão

“O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas que maximizam o resultado da organização.Dessa forma, o processo levaria uma decisão ideal, independentemente de quem a tomasse [...] Apesar da pressuposta racionalidade, existem limitações, contextuais e individuais, à capacidade detomar decisões idéias. Efetivamente, os administradores devem seguir as seis etapas do processo decisório e procurar tomar decisões racionais e lógicas. Contudo, o que acontece na pratica, é que os tomadores de decisão se desviam do processo lógico, consistente e sistemático que a racionalidade infere. Esses desvios são explicados pela teoria da racionalidade limitada, de Herbert Simon”(p.109).“As heurísticas simplificam o processo de tomada de decisão e tem duas grandes vantagens. Em primeiro lugar, economizam tempo ao tomador de decisão, o que geralmente compensa a perda de qualidade das decisões tomadas. Alem disso,apresentam uma formulação consistente e razoável, que conduz, na maioria dos casos, a resultados satisfatórios” (p.111).“Em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo a...
tracking img