Tomada de decisao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 69 (17242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A disciplina Gestão Estratégica da Informação e da Tecnologia da Informação trata das questões ligadas à gestão da tecnologia e dos sistemas de informação no ambientes de negócios. Portanto, tem como propósito essencial amplificar a visão a respeito das possibilidades do uso destes instrumentos a serviço das empresas, ressaltando a convivência na mesma de dois tipos básicos derecursos:
de um lado, os recursos físicos que compõem a cadeia física de valor das organizações, composta de elementos tangíveis como as instalações, o maquinário, as matérias primas e todos os demais “objetos” que fazem parte do dia a dia da sua operação;
de outro lado, os recursos virtuais que compõem sua cadeia virtual de valor, como as informações residentes nos repositórios de dados e nosrelatórios gerenciais, o “know-how” relacionado aos processos de produção, o conhecimento explícito associado às práticas de trabalho e representado por meio de normas, políticas e procedimentos, o conhecimento implícito residente na mente das pessoas, as marcas e patentes, a experiência acumulada a respeito das transações do negócio, os valores culturais e todos os demais elementos que compõem o“saber” da organização.

Assim, o assunto será tratado sob o seguinte enfoque: como os recursos da cadeia virtual de valor podem ser utilizados para aumentar a eficácia e a eficiência dos processos de negócio, habilitando a empresa a tornar-se mais competitiva e diferenciada no contexto onde atua?

A expressão agregação de valor significa, no contexto da disciplina, acréscimo de valora um determinado bem, serviço ou processo, decorrente de um desempenho diferenciado a partir de métodos (formas de fazer) ou tecnologias específicas, resultando em maior eficácia ou eficiência.

Os termos eficácia e eficiência são usados no sentido a eles atribuído por Emery (1987 : 213):
Eficácia: grau em que uma ação leva a um resultado / impacto desejado;
Eficiência: grau em queuma ação alcança objetivos quanto à minimização de custos / esforços, dentro de determinados requisitos (quanto à eficácia).

O desenvolvimento da matéria terá como propósito discutir as seguintes questões:

Qual é o papel da tecnologia da informação e dos sistemas de informação no ambiente de negócios das empresas públicas e privadas? Como tais instrumentos podem ser inseridos naestratégia competitiva das organizações?
Em que dimensões a tecnologia da informação e os sistemas de informação estão contribuindo para a operação e gestão dos empreendimentos? Posicionamento Estratégico ou Efetividade Operacional?
Como os sistemas de informação se inserem no apoio à gestão dos processos nas organizações? Quais são as categorias de processos existentes nas organizações?
Quaissão as categorias (tipologias) de sistemas de informação, e como os mesmos podem apoiar a gestão dos processos existentes nas organizações ?
Como o ambiente e as tecnologias da internet se inserem no contexto de desenvolvimento e de utilização dos sistemas de informação?
Quais são os maiores desafios que as organizações enfrentam para desenvolver, implementar e utilizar sistemas de informaçãode forma eficaz e eficiente?

Esta apostila está dividida em duas seções principais:

A primeira parte contém o referencial teórico relacionado ao objeto das apresentações em sala de aula, constituído pelo material didático produzido pelos instrutores;
A segunda parte contém os estudos de caso a serem lidos e comentados pelos participantes, constituindo um dos meios para a aferiçãodo aproveitamento escolar e para a atribuição da nota final de avaliação da disciplina.

O programa será desenvolvido em conformidade com a estrutura temática que se segue:

1. A empresa vista como um sistema
2. Processo decisório nas organizações
3. Conceitos básicos sobre sistemas de informação
4. Estratégia empresarial e sistemas de informação
5. Tipologia de sistemas de...
tracking img