Tomada de Decisão

Introdução:
Tradicionalmente, a economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia lida com a teoria da escolha individual, isto é, as decisões tomadas por uma unidadeconservadora específica, por exemplo, um indivíduo, ou uma unidade produtora, tal como uma empresa. A macroeconomia se concentra na economia como um todo e nas condições de equilíbrio econômico geral. Oseconomistas de empresas apoiam-se em ambos os ramos da economia durante o processo de tomada de decisão. Embora os dirigentes de uma empresa possam fazer pouco modificar a economia agregada, suas decisõesdevem ser coerentes com a perspectiva econômica do momento.
Os tipos de decisões tomadas por gerentes normalmente envolvem questões de alocação de recursos no âmbito da organização a curto e a longoprazo.Um gerente por estar interessado , a curto prazo, na estimativa da demanda e nos relacionamentos de custo a fim de tomar decisões sobre que preço cobrar por um produto e a quantidade a serproduzida. As áreas da microeconomia que lidam com a teoria da demanda e a teoria do custo e da produção obviamente são úteis para a tomada de decisão que envolve tais assuntos. A teoria macroeconômicatambém participa da tomada de decisão quando um gerente tenta prever a demanda futura baseando-se em forças que influenciam toda a economia.
No longo prazo, decisões devem ser tomadas com relação aexpandir ou reduzir as instalações de produção e distribuição, desenvolver e comercializar novos produtos e, possivelmente, adquirir outras empresas. Essas decisões requerem basicamente, que a organizaçãorealize investimentos de capital, isto é , investimentos feitos no período atual que deverão produzir retornos em períodos futuros. Os economistas desenvolveram uma teoria de orçamento de capital quepode ser empregada para se decidir sobre a realização de gastos de capital específicos.

O Modelo de Tomada de Decisão
A capacidade para tomar boas decisões é chave para um desempenho gerencial...
tracking img