Tomada de Decisão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
Tradicionalmente, a economia se divide em microeconomia e macroeconomia. A microeconomia lida com a teoria da escolha individual, isto é, as decisões tomadas por uma unidade conservadora específica, por exemplo, um indivíduo, ou uma unidade produtora, tal como uma empresa. A macroeconomia se concentra na economia como um todo e nas condições de equilíbrio econômico geral. Oseconomistas de empresas apoiam-se em ambos os ramos da economia durante o processo de tomada de decisão. Embora os dirigentes de uma empresa possam fazer pouco modificar a economia agregada, suas decisões devem ser coerentes com a perspectiva econômica do momento.
Os tipos de decisões tomadas por gerentes normalmente envolvem questões de alocação de recursos no âmbito da organização a curto e a longoprazo.Um gerente por estar interessado , a curto prazo, na estimativa da demanda e nos relacionamentos de custo a fim de tomar decisões sobre que preço cobrar por um produto e a quantidade a ser produzida. As áreas da microeconomia que lidam com a teoria da demanda e a teoria do custo e da produção obviamente são úteis para a tomada de decisão que envolve tais assuntos. A teoria macroeconômicatambém participa da tomada de decisão quando um gerente tenta prever a demanda futura baseando-se em forças que influenciam toda a economia.
No longo prazo, decisões devem ser tomadas com relação a expandir ou reduzir as instalações de produção e distribuição, desenvolver e comercializar novos produtos e, possivelmente, adquirir outras empresas. Essas decisões requerem basicamente, que a organizaçãorealize investimentos de capital, isto é , investimentos feitos no período atual que deverão produzir retornos em períodos futuros. Os economistas desenvolveram uma teoria de orçamento de capital que pode ser empregada para se decidir sobre a realização de gastos de capital específicos.

O Modelo de Tomada de Decisão
A capacidade para tomar boas decisões é chave para um desempenho gerencial bemsucedido. Os dirigentes de empresas com fins lucrativos se defrontam com uma gama de decisões importantes nas áreas de precificação, escolha do produto, controle de custos, propaganda, investimentos de capital e política de dividendos, para mencionar apenas algumas. Os gerentes que atuam nos setores público e de entidades sem fins lucrativos se defrontam com uma gama similarmente ampla dedecisões. Por exemplo , o diretor de sua escola precisa decidir como alocar fundos entre necessidades concorrentes tais como viagens, serviços telefônicos e trabalho das secretárias. Decisões de prazos mais longos precisam ser tomadas a respeito de novas instalações , novos programas , a compra ou o arrendamento de um novo computador e a decisão de estabelecer um novo centro de treinamento paraexecutivos. Os dirigentes do setor público se defrontam com decisões como a necessidade um borbaideiro Stealth ( avião bombardeiro sofisticado, invisível aos radares, utilizado exclusivamente pela força aérea americana).
O planejamento de capacidade para sistemas viários públicos, a aplicação das leis de livre concorrência, a viabilidade econômica dos dispositivos de contenção passiva em automóveis ealternativas para reduzir o consumo de energia.
A tomada de decisão em cada uma dessas área possui diversos elementos comuns. Primeiro, o decisor deve estabelecer ou identificar os objetivos da organização. A falha em identificar corretamente os obletivos organizacionais pode resultar na rejeição completa de um plano que, de outro modo, seria bem concebido e bem implementado.
Em seguida, o decisordeve identificar o problema que requer uma solução. Por exemplo, o gerente de uma cervejaria em Milwaukee pode constatar que a imagem de lucro da fábrica em relação às vendas tem diminuindo. Isso poderia ser causado por erros na determinação dos preços, problemas com o quadro de funcionários ou a utilização de equipamento de produção obsoleto. Uma vez identificada a fonte do problema , o...
tracking img