Tomada de decisão individual e criatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Pessoas I

Docente (a): Silvia Metchko
Discentes:
Rebeca, Gleisson, Gerson, Neila, Fernanda, Cássio
Curso: Administração Geral
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: 4º período “a”

PORTO VELHO 24, OUTUBRO DE 2012.
Introdução
Ao longo do tempo as empresas vêm buscando novas alternativas para se manter no mercado. Essas alternativas são buscadas por pessoas que participam daárea estratégica ou administrativa da empresa, e que baseadas em decisões programadas ou não, definem os novos rumos á serem tomados.
Nos capítulos seguintes veremos detalhadamente os tipos de decisões e seus aspectos de definição em relação ao grau de risco e incertezas, seguido dos modelos de tomada de decisão, identificação e diagnóstico do problema e muito mais temas que agregarão conhecimentonecessário para que as decisões futuras de cada um sejam embasadas nos princípios que abordaremos neste trabalho.
Também falaremos a seguir sobre a criatividade que é primordial para a solução de problemas e da tomada de decisão quando se lida com decisões não programadas.
A tomada de decisão individual e criatividade são apenas duas das poucas habilidades em que um gestor de uma empresa precisater para que sua empresa possa estar sempre à frente, onde o cenário econômico mundial está em constante mudança.

TOMADA DE DECISÃO INDIVIDUAL E CRIATIVIDADE

Tipos de decisão ocorrem quando uma pessoa opta entre duas ou mais alternativas de resolver problemas. Ser capaz de tomar decisão é extremamente valioso para sua carreira certa, tomar boas decisões nos negócios é mais complexo e difícildo que a maioria das pessoas imaginam, tomar uma decisão não programada requer pensamento original ou criativo. Os gerentes de alto nível gastam mais tempo tomando decisões não programadas, ao passo que os gerentes de nível inferior enfrentam uma proporção maior de decisões programadas.
Para classificar decisão é pelo grau de risco e incerteza associado a elas, o grau de risco e incerteza podeser dividido em três categorias, certeza, risco e incerteza, a solução de problemas e a tomada de decisões são mais fáceis sob condições de certeza, mas poucas decisões de importância são assim tão fáceis de tomar. Em outras palavras, poucas decisões nos negócios, na realidade, não exigem cérebro.
O primeiro passo na solução de problemas na tomada de decisão é identificar algo entre as condiçõesdesejadas e as condições reais, quanto mais ênfase for colocada na identificação do problema, menos esforço será necessário para encontrar soluções alternativas e sua implementação. Ás vezes, um problema é imposto a um gerente, como por exemplo, a exigência da alta direção para aumentar as vendas via computador em 20%, em outras ocasiões, o gerente precisa procurar ativamente um problema ouoportunidade que valha a pena. Por exemplo, um gerente de recursos humanos nos procurou uma forma de sua empresa celebrar a diversidade cultural.
O terceiro passo na tomada de decisões é gerar soluções alternativas, esse é o aspecto intelectual de ideias livres, não particulares e racionais da tomada de decisões. A criatividade é uma parte tão importante na tomada de decisões que receberá tratamentoexclusivo mais adiante.
Converter a decisão em ação é o passo seguinte importante. Até que uma decisão tenha sido implementada, ela não é na realidade uma decisão. O passo final na estrutura da tomada de decisões é avaliar quão eficaz mente a alternativa escolhida resolveu o problema e atendeu ao critério da decisão. A abordagem comportamental para a tomada de decisões reconhece que a maioria dostomadores de decisões não tem o tempo ou recursos para esperar pelas melhores soluções, em vez disso, procuram decisões satisfatórias, ou aquelas suficientes para proporcionar um mínimo de satisfação.
De modo geral, a tomada de decisão não é totalmente racional, tantos são os fatores que influenciam o tomador de decisões. Conscientização desse fato brota da pesquisa do psicólogo e economista...
tracking img