Tom jobim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2764 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antônio Carlos Jobim
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tom Jobim)
Tom Jobim

Foto: © Marcia Kranz
Informação geral
Nome completo Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim
Apelido Tom Jobim
Nascimento 25 de janeiro de 1927
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
Data de morte 8 de dezembro de 1994 (67 anos)
Nova Iorque
Estados Unidos
Gênero(s) Bossa nova, samba, MPBInstrumento(s) Piano e violão
Período em atividade 1948 — 1994
Afiliação(ões) Banda Nova
Vinícius de Moraes
Newton Mendonça
João Gilberto
Luiz Bonfá
Dolores Duran
Billy Blanco
Chico Buarque
Edu Lobo
Elis Regina
Astrud Gilberto
Frank Sinatra
Influência(s) Heitor Villa-Lobos
Dorival Caymmi
Radamés Gnattali
Ary Barroso
George Gershwin
Debussy
Página oficial www2.uol.com.br/TomJobimAntônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim[nota 1] (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro.
É considerado o maior expoente de todos os tempos da música brasileira pela revista Rolling Stone[1], e um dos criadores do movimento da bossa nova.Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Vida pessoal
1.2 Trajetória profissional
2 Discografia
2.1 Álbuns de estúdio
2.1.1 Solo
2.1.2 Com parcerias ou como contribuidor
2.2 Compactos
2.3 Álbuns ao vivo
2.4 Compilações
2.5 Álbuns de tributo
3 Ver também
4 Referências
5 Notas
6 Bibliografia
7 Ligações externas
[editar]Biografia

Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, Tom mudou-secom a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com oprofessor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.
[editar]Vida pessoal
No dia 15 de outubro de 1949, Antônio Carlos Jobim casou-se com Thereza de Otero Hermanny (1985), com quem teve dois filhos, Paulo (n. 1950) e Elizabeth (1957).
Em 30 de abril de 1986,[2] ele casou-se com a fotógrafa e vocalista da Banda Nova, Ana Beatriz Lontra,[3] que tinha a mesma idade desua filha Elizabeth. Tom e sua segunda esposa tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979-1998[4][5]) e Maria Luiza (1987).[6]
Declarou em entrevista à TV Globo, em 1987, que o Rio de Janeiro onde viveu sua infância era muito diferente do Rio que se encontrava na época da entrevista.
[editar]Trajetória profissional
Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano dafaculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que nãodominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura.
Depois da Continental, foi para a Odeon. Entretanto, não tinha tanto tempo para se dedicar à composição, que lhe interessava mais. É nesse época que compõe alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia, gravada por LúcioAlves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Tereza da Praia o primeiro sucesso. Depois disso, ocorreram outras parcerias, como com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus.


Placa em homenagem a Tom Jobim no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Tom Jobim/Galeão.
Em 1956 musicou a peça Orfeu da Conceição com...
tracking img