Tolerancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metrologia

Tolerância Dimensional
Tolerância é a variação entre a dimensão máxima e a dimensão mínima. Para obtê-la, calculamos a diferença entre uma e outra dimensão. Exemplo:

MetrologiaAfastamentos
Os afastamentos são os desvios aceitáveis das dimensões nominais, para mais ou menos, que permitem a execução da peça sem prejuízo para o seu funcionamento e intercambiabilidade.Nessa representação, os valores dos afastamentos tem por finalidade facilitar a visualização do campo de tolerância, que é o conjunto dos valores compreendidos entre o afastamento superior e o afastamentoinferior, intervalo que vai da dimensão mínima à dimensão máxima.

Metrologia

Ajustes
Qualquer dimensão efetiva entre os afastamentos superior e inferior, inclusive a dimensão máxima e adimensão mínima, está dentro do campo de tolerância. As tolerâncias de peças que funcionam em conjunto dependem da função que estas peças vão exercer. Conforme a função, um tipo de ajuste é necessário. Metrologia

Eixos e furos
Eixo é o nome genérico dado a qualquer peça, ou parte de peça, que funciona alojada em outra. Em geral, a superfície externa de um eixo trabalha acoplada, isto é, unida asuperfície interna de um furo.

Metrologia

Categorias de Montagem
As categorias de montagem dos elementos de um conjunto são classificadas segundo a possibilidade de movimento relativo entreas peças que o constituem. Segundo a necessidade de funcionamento dos componentes haverá conjuntos furo/eixo que tenham liberdade de movimento, outros com se deslocam longitudinalmente de formadeslizante e outros fixos sob pressão para garantir a união das peças. a) Ajuste Móvel e móvel deslizante; b) Ajuste fixo e c) Ajuste incerto.

Metrologia

Montagem Móvel e Ajuste Móvel Deslizante
a)Ajuste móvel
Fmáx = Dmáx - dmín Fmín = Dmín - dmáx

Fmáx > 0 e Fmín > 0
ou

Ajuste móvel deslizante

Fmáx > 0 e Fmín = 0

Metrologia

Montagem Fixa
b) Ajuste fixo
Fmáx = Dmáx - dmín...
tracking img