Tolerancia geometrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenho Técnico Industrial
Desenho Técnico área da Metalomecânica
* Início
* CAD
* AutoCAD 3D
* Sobre mim
Ago 31 2011
2 Comentários
CAD
Nova secção sobre CAD

Acrescentei uma nova secção ao blog que dará pelo nome de Sólidos primitivos. Ai irei colocar pequenos trechos de textos que farão parte de um projecto maior.
Para já irá contar com um texto sobre AutoCad 3D,texto esse que ainda está em progresso mas que irei acrescentando à medida que for ficando disponível. Todo o conteúdo é apresentado ao abrigo da licença CC (Creative commons) Com todos os direitos reservados.

Com as tags AutoCad 3D
Ago 30 2011
Deixe o seu comentário
Projecto
Planificação de Chapa
Tenho recebido alguns pedidos sobre qual o melhor método para determinação do planificadode chapa quinada (dobrada).
Realmente existem alguns métodos uns mais expeditos e menos rigorosos e outros analíticos que permitem obter valores muito próximo da realidade.
Mas é possível obter o valor exacto, com 100% de certeza? Não, não é.
Na prática existem demasiados factores externos que acrescentam erros, seja a quinadeira que não está bem afinada na zona do esbarro, punções, matrizes, ouporque a pressão usada é desajustada, ou o material não tem uma estrutura uniforme e é mais duro em certas zonas, como por exemplo a chapa galvanizada ou porque o quinador cometeu um erro de leitura… Começa a tornar-se claro que obter uma valor absoluto é impossível.
 
Posição da fibra neutra
A chapa é fornecida à empresa planificada, depois é submetida a um processo de corte e consequentequinagem. O desenho do produto final, já quinado, apresenta as cotas relativas às diferentes quinagens (dobras) e um desenho do planificado.
O desenho com as cotas e ângulos das quinagens é entregue ao quinador e o desenho do planificado será entregue a quem fará o corte da chapa, que primeiro poderá ser aparada numa guilhotina e posteriormente retalhada numa punçonadora,máquina de corte laser, etc.É o desenho planificado o que iremos analisar.
Quando um material é submetido a uma força externa que resulta numa deformação permanente, dita deformação plástica, as fibras internas do material ficam submetidas à compressão e as externas ficam à tracção isto dá origem a uma fenómeno interessante, pois a soma das abas não é igual ao planificado, é realidade bastante menor. Mas aonde fica o restodo “comprimento” que falta? Provavelmente nas curvas de união entre as diferentes abas, ou seja, o perímetro dessas curvas.
A formula do perímetro para um circulo completo é duas vezes pi vezes o raio, mas que raio? O interno, externo ou outro? Assim, julgo ser agora claro que o material consumido pelas dobras que unem as diferentes abas não pode ser desprezado e um erro na escolha do raio usadoirá resultar numa falha mais ou menos elevada em função da curvatura ser mais ou menos pronunciada.
Entre as fibras que estão submetidas à compressão e à tracção existe “uma” fibra que será neutra, precisamente na zona de transição, dizer que essa fibra se encontra sempre precisamente a meio da espessura durante todo o percurso da curva é um erro! Quanto mais pequeno é o raio interno decurvatura mais essa fibra tende a aproximar-se desse raio interno. Se considerar um raio interno de zero, que na prática é impossível, a fibra neutra irá tocar no raio interno e neste caso será zero no ponto médio da curva mas começando logo afastar-se desse ponto. O problema é realmente complexo, por isso vamos simplificar e apresentar dois métodos para determinar a fibra neutra.
Como forma deaproximação consideremos que existe uma fibra neutra, que não sofre deformações, assim e seguindo este raciocínio o comprimento total desta fibra dará origem ao comprimento “exacto” da chapa planificada. Este comprimento total será uma aproximação muito boa ao planificado. Antes de apresentar o primeiro método, volto a referir que a fibra neutra nem sempre está a meio da espessura da chapa.
Método mais...
tracking img