Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INICIANDO...

Olá...

Mais uma vez estamos juntos para discutir Literatura. Desta feita, a bola da vez é a Literatura Infanto-Juvenil.

Neste primeiro semestre, apresentaremos, para discussão,alguns elementos básicos para situar a Literatura Infanto-Juvenil no contexto escolar e do leitor. No segundo, será a vez dos Seminários, abordando alguns temas extraídos de textos acadêmicos.
Este blogserá nosso espaço de comunicação. Igual ao do ano passado, estarei publicando textos e informações pertinentes à disciplina, e os alunos poderão também se comunicar com a turma, através do espaço doscomentários, ou especificamente comigo através do e-mail edsontavares5@hotmail.com.

Espero que este seja um semestre bastante produtivo.

Abraço a todos,

Edson Tavares

EXISTE LITERATURA INFANTIL?O gênero “literatura infantil” tem, a meu ver, existência duvidosa. Haverá música infantil? Pintura infantil? A partir de que ponto uma obra literária deixa de constituir alimento para o espírito dacriança ou do jovem e se dirige ao espírito do adulto? Qual o bom livro para crianças, que não seja lido com interesse pelo homem feito? Qual o livro de viagens ou aventuras, destinado a adultos, quenão possa ser dado a crianças, desde que vazado em linguagem simples e isento de matéria de escândalo?
Observados alguns cuidados de linguagem e decência, a distinção preconceituosa se desfaz. Será acriança um ser à parte, estranho ao homem, e reclamando uma literatura também à parte? Ou será literatura infantil algo de mutilado, de reduzido, de desvitalizado — porque coisa primária, fabricada napersuasão de que a imitação da infância é a própria infância?
Vêm-me à lembrança as miniaturas de árvores, com que se diverte o sadismo botânico dos japoneses; não são organismos naturais e plenos;são anões vegetais. A redução do homem que a literatura infantil implica dá produtos semelhantes. Há uma tristeza cômica no espetáculo desses cavalheiros amáveis e dessas senhoras não menos gentis,...
tracking img