Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE FÍSICA - Professor Fabio Teixeira
TERMOMETRIA E DILATAÇÃO

TERMOMETRIA

1. (Fatec 2006) Duas escalas de temperatura, a Celsius (°C) e a Fahrenheit (°F), se relacionam de acordo com o gráfico.
[pic]
A temperatura em que a indicação da escala Fahrenheit é o dobro da indicação da escala Celsius é
a) 160°C b) 160°F c) 80°C
d) 40°F e) 40°C

2. (Ufpe 2006) O gráfico a seguirapresenta a relação entre a temperatura na escala Celsius e a temperatura numa escala termométrica arbitrária X. Calcule a temperatura de fusão do gelo na escala X. Considere a pressão de 1 atm.

[pic]

3. (Unesp 2006) Um estudante desenvolve um termômetro para ser utilizado especificamente em seus trabalhos de laboratório. Sua idéia é medir a temperatura de um meio fazendo a leitura daresistência elétrica de um resistor, um fio de cobre, por exemplo, quando em equilíbrio térmico com esse meio. Assim, para calibrar esse termômetro na



escala Celsius, ele toma como referências as temperaturas de fusão do gelo e de ebulição da água. Depois de várias medidas, ele obtém a curva apresentada na figura.

[pic]

A correspondência entre a temperatura T, em °C, e a resistência elétricaR, em ², é dada pela equação
a) T = 100 × (R - 16) / 6,6.
b) T = 100 × 6,6 / (R - 16).
c) T = (R - 6,6) / (6,6 × 100).
d) T = 100 × (R - 16) / 16.
e) T = 100 × (R - 6,6) / 16.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
(Ufpel 2005) A ÁGUA NA ATMOSFERA

O calor proveniente do Sol por irradiação atinge o nosso Planeta e evapora a água que sobe, por ser ela, ao nível do mar, menos densa que oar. Ao encontrar regiões mais frias na atmosfera, o vapor se condensa, formando pequenas gotículas de água que compõem, então, as nuvens, podendo, em parte, solidificar-se em diferentes tamanhos. Os ventos fortes facilitam o transporte do ar próximo ao chão - a temperatura, em dias de verão, chega quase a 40° - para o topo das nuvens, quando a temperatura alcança 70°C. Há um consenso, entrepesquisadores, de que, devido à colisão entre partículas de gelo, água e granizo, ocorre a eletrização da nuvem, sendo possível observar a formação de dois centros: um de cargas positivas e outro de cargas negativas. Quando a concentração de cargas nesses centros cresce muito, acontecem, então, descargas entre regiões com cargas elétricas opostas. Essas descargas elétricas - raios - podem durar até 2s, esua voltagem encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de volts, sendo a corrente da ordem de 30 mil amperes, podendo chegar a 300 mil amperes e a 30.000°C de temperatura. A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente, enquanto que o som, considerada sua velocidade de 300 m/s, chega num tempo 1 milhão de vezes maior. Esse trovão, no entanto, dificilmente será ouvido, se acontecer a umadistância superior a 35 km, já que tende seguir em direção à camada de ar com menor temperatura.
"Física na Escola", vol. 2, no 1, 2001 [adapt.]

4. No texto, muitas unidades da Física são abordadas, como unidades de Termologia, Mecânica, Eletricidade e Ondas.

Assinale a alternativa que contém corretamente, apenas grandezas físicas escalares referidas no texto.
a) temperatura, tempo, ddp,força elétrica e velocidade.
b) temperatura, tempo, ddp, intensidade de corrente elétrica e distância.
c) força elétrica, campo elétrico, velocidade, aceleração e deslocamento.
d) força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico, aceleração e distância.
e) tempo, potencial elétrico, período, freqüência e deslocamento.

5. É comum, no painel de informações das cabines dos aviões, estarregistrada a temperatura externa de duas maneiras: em graus Celsius e em Fahrenheit.
Assinale a alternativa com o gráfico que representa corretamente as temperaturas registradas para o ar, no painel do avião, quando ele se desloca do solo ao topo das nuvens.
[pic]
8. (Fgv 2005) Em relação à termometria, é certo dizer que
a) - 273 K representa a menor temperatura possível de ser atingida por...
tracking img