Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CIPA



Origem da CIPA

CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A CIPA surgiu da organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho, dentro das fábricas onde sua força de trabalho era explorada e sua saúde e condições de trabalho era negligenciada .

A organização dos trabalhadores na forma de comissões de fábrica avançou, chegando até a OIT(Organização Internacional do Trabalho). A CIPA foi uma recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho), no ano de 1921, e transformou-se em determinação legal no Brasil 23 anos depois, em 1944 com o Decreto-Lei 7036 art.82 .

A Norma Regulamentadora – NR-5 – da Portaria nº 3214, de 08 de junho de 1978 da CLT, fixa as instruções para que as empresas possam organizar e instalar as CIPAS emempresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregado.

Na Prefeitura Municipal de S.Paulo, a regulamentação da CIPA ocorreu em 22 de fevereiro de 1988, através do Decreto nº 25.383 de 22 de fevereiro de 1988,tornando-se lei em 05 de setembro de 2001, através da Lei nº 13.174/01 e Portaria 374/2002-SGP.

O Sindsep através de sua Secretaria de Saúde do Trabalhador, é pioneiro na organização da CIPA nas unidades da PMSP, porque acredita que a organização da CIPA nas unidades de trabalho da

PMSP é um meio democrático para as conquistas das melhorias das condições de trabalho e da prevenção de acidentes.A organização da CIPA é um caminho para a valorização do trabalhador do serviço público, que tem sido constantemente humilhado e esquecido nas questões de segurança e saúde do trabalhador.

Reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho.

A CIPA tem um papel importante no reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho.

A investigação do acidente, o mapa de riscos ambientais, sãodocumentos importantes para a comprovação do nexo causal . Orientar e divulgar informações aos trabalhadores nas questões de segurança do trabalho é um papel importante do cipeiro, pois grande parte dos trabalhadores desconhecem seus direitos.

A falta de reconhecimento das Doenças Ocupacionais e dos Acidentes do Trabalho por parte do Departamento de Saúde do Servidor, vem sendo uma das maioresinjustiças enfrentadas pelos trabalhadores do serviço público Municipal de S.Paulo.

E por isso o trabalhador precisa estar organizado e informado de seus direi- tos. Cobrar e participar com a CIPA de ações para evitar perdas ao trabalhador.

Melhorar as condições de trabalho , prevenir acidentes e doenças ocupacionais é administrar o serviço público com responsabilidade, respeito aotrabalhador e munícipe.

Se sofreu acidente ou adoeceu em conseqüência do trabalho exija a CAT de sua chefia, fique com uma cópia.
Solicite à CIPA a investigação do acidente, junte provas , não seja prejudicado.

Junte cópia dos documentos de Investigação da CIPA mais a CAT e apresente na Perícia Médica do Departamento de Saúde do Servidor .

Se o acidente foi de trajeto, vá até uma unidade desaúde e comunique à recepção e ao médico que foi acidente do trabalho, solicite o relatório de acidente de trabalho na unidade de saúde.
Se o acidente de trajeto envolveu veículos ou lesões por agressão física, vá até uma delegacia de polícia mais próximo e faça o boletim de ocorrência.

Se adoeceu ou está adoecendo por causa do trabalho, envolva a CIPA e solicite a CAT à sua chefia.A CIPA que queremos

A CIPA é uma instituição que tem autonomia para exercer suas atividades durante a gestão.
As atribuições da CIPA são instituídas por lei, exija esse direito.
As atividades devem ser realizadas pelo grupo, quando isso não acontece , não se consegue desenvolver suas atividades, ficando o grupo desmotivado, levando a CIPA ao descrédito .

A compreensão da...
tracking img