Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O DNA e o RNA são gerados através da sucessão de um vasto número de moléculas de tamanho menor, os nucleotídeos, gerados por três tipos de substâncias químicas:

• Uma base nitrogenada é compostapor uma cadeia restrita de carbonos contendo nitrogênio;
• Uma pentose;
• Um fosfato, íon do ácido fosfórico.

O fosfato e a base nitrogenada se unem ao açúcar com intuito de formar onucleotídeo.

Os tipos de maior importância de bases nitrogenadas existentes são: adenina, guanina, citosina, timina e uracila, a primeira e a segunda detêm o dobro de anel de átomos de carbono que sãoformados de uma substância denominada purina, essas são chamadas de bases purínicas ou púricas, o restante é formado com somente um anel de carbono, com o nome de pirimidina, e são denominadas basespirimidínicas.

As pentoses são de dois tipos: ribose e desoxirribose. Por ter somente desoxirribose na cadeia o DNA recebe esse nome, já o RNA possui apenas ribose.

Os polinucleotídeos são formadospor longos filamentos, pois os nucleotídeos ficam constantemente juntos, isso nos ácidos nucléicos, a ligação é realizada do contato do fosfato de uma unidade e a pentose da unidade vizinha. Com abase nitrogenada ligada à pentose a cadeia apresenta seqüências alternadas de fosfatos e pentoses.

SUPERELICOIDIZAÇÃO & NÚMERO DE LIGAÇÕES

Além da estrutura secundária da dupla hélice, o DNAassume uma conformação tridimensional denominada supertorcida, superenrolada ou super hélice. Essa estrutura é definida como o enrolamento da dupla hélice sobre si mesma. A superelicoidização alteraacentuadamente a forma geral do DNA. Uma molécula de DNA superelicoidizada é mais compacta que uma molécula de DNA relaxada do mesmo comprimento. As estruturas de DNA superenroladas são estudadas em um ramoda Matemática denominado topologia. Uma propriedade topológica importante da molécula circular é o seu número de ligação que é igual ao número de vezes que um filamento de DNA gira para a direita...
tracking img