Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1086 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As transformações técnico-científicas, econômicas e políticas
Todas as mudanças que vem acontecendo no mundo hoje, como a globalização, a produção flexível, o desemprego estrutural, a centralidade do conhecimento e da educação, entre tantos outros, foi desencadeado pela Revolução Tecnológica ou Terceira Revolução Industrial. Quanto mais acontece as transformações técnico-científicas, maisdiminui o trabalho humano. E essas transformações são resultados da ação humana. Interferindo no processo de produção, dos serviços e das relações sociais.
A revolução tecnológica está fundamentada em três pilares: a microeletrônica, a microbiologia e a energia termonuclear.
A energia termonuclear esteve presente também na primeira e segunda revoluções industriais, com a descoberta da energia a vapore da energia elétrica. “A energia termonuclear é responsável pelos avanços da conquista espacial....”(LIBÂNEO, 2003, p. 60 à 61). Em quase todos os momentos esteve a serviço da moderna técnica de guerra.
A microbiologia provoca grandes perigos a vida humana. Trazendo a possibilidade de uma guerra bacteriológica. Mas também traz benefícios, permitindo a produção de plantas e animais melhorados, nocombate contra a fome e contra doenças congênitas.
A microeletrônica foi a que mais afetou e mudou a vida da população em geral, que pode ser percebido nos aparelhos eletro-eletrônicos, relógios, agenda eletrônicas, calculadoras, telefone celular, automóveis, entre outros. Mudando até a compreensão da realidade que a sociedade tem.
A maior sensação desta revolução é o computador. Sua utilizaçãonão tem limites. Construiu assim uma cultura digital e até uma realidade virtual. Se tornando o símbolo da modernidade.
A microeletrônica atingiu intensamente, com grandes reflexos econômicos, sociais e culturais, as áreas da agricultura, a indústria e o comércio. Na agricultura a modernização trouxe o desemprego e a exclusão social, e nem uma melhora para a qualidade de vida dos indivíduos. Nocampo da indústria não foi muito diferente, porém mais intenso, ocorrendo uma maior informatização e automação das fabricas, substituindo o trabalho humano na produção e nos serviços. Exigindo uma maior qualificação e capacidade das pessoas contratadas. No setor de comércio e serviços há uma grande tendência mundial de crescente criação de postos, aumento da geração de riqueza, aumento do consumo,a competição, a terceirização de ramos da empresa, abertura de um negócio próprio e por fim aumento da demanda de serviços das áreas de lazer e educação. Mas todo esse crescimento e disponibilização de novos postos não atendem ao número de pessoas desempregadas, sendo este um setor que está se reorganizando e exigindo uma mínima qualificação.
A partir da microeletrônica ocorreu uma revoluçãoinformacional, de forma que os meios de comunicação tiveram um contínuo avanço. A internet pela velocidade e o banco de dados é uma estrela na revolução. As tecnologias da informação estão presentes em todos os espaços sociais, e “...as mídias exercem cada vez mais um papel de mediação e de tradução da realidade social” (LIBÂNEO, 2003, p. 67).
Essa revolução exerceu um papel importante a sociedade.A partir do sistema capitalista em que vivemos a informação se tornou uma mercadoria, podendo até dizer um bem de consumo. Se tornando essencial para o mundo dos negócios. Quem tem a informação têm o monopólio. A globalização só se tornou possível por meio destes veículos de informação rápidos e integrados.
O capitalismo passou por uma reestruturação no final do século XX, tentando acompanhar oprogresso técnico-científico, entrou numa busca por uma espécie de mercado universal. Esse processo se chama globalização uma maneira de enfrentar a crise do capitalismo, e construir uma nova ordem econômica mundial. “A globalização pressupõe, ‘....’, a submissão a uma racionalidade econômica baseada no mercado global, competitivo e auto-regulável” (LIBÂNEO, 2003, p. 75).
Uma das maiores...
tracking img