Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Principais Mudanças No Novo Código Florestal

Reserva Legal

Texto da Câmara: O limite da Reserva Legal na Amazônia Legal poderia cair para até 50% em estados que tenham protegidos 65% de suaárea e/ou terras indígenas em seu território. O texto não foi modificado e foi sancionado pela presidente. 

A Reserva Legal é a parcela de cada propriedade que deve ser preservada. Hoje, o textoprevê 20%, 80% para a Amazônia e no Cerrado, 35%. 

Multas 

O artigo aprovado no Congresso dizia que os estados deveriam estabelecer as faixas de recomposição para proprietários que degradaram Áreasde Preservação Permanente, as APPs. O artigo foi vetado pela presidente e agora a sanção isenta as multas para quem recuperar as APPs. A Medida Provisória publicada nesta segunda-feira (28) trazdiferentes faixas de recomposição por propriedade. 

Essa isenção se dá por meio da criação de um programa que suspende multas aplicadas a quem desmatou sem autorização até 22 de julho de 2008 desde quehaja o reflorestamento. 

Crédito Ambiental

Um dos artigos alterados foi o referente ao crédito ambiental, que trata da liberação de linhas de financiamento pelo governo para auxiliarproprietários rurais a fomentar a produção agrícola do país. 

Na proposta da Câmara, o governo concederia crédito e incentivos a quem desmatou antes de 22 de julho de 2008, após a inclusão no CAR, o CadastroAmbiental Rural. Com a alteração feita por Dilma, o proprietário tem cinco anos para recuperar sua APP ou não poderá receber o crédito. 

Agricultura Familiar

Outro artigo que sofreu alteraçãofoi o que regulariza o cultivo mantido por pequenos produtores em APPs, como, por exemplo, o que estão próximos a beiras de rios. 

Na Câmara, foi aprovado o texto que permitia que o pequeno produtordesmate APPs para atividades de baixo impacto, mas com autoriação de um órgão competente e cadastro no CAR. O artigo foi alterado e, de acordo com a MP, o reflorestamento não precisa passar de 10%...
tracking img