Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O presente trabalho foi desenvolvido visando a ampliação do aprendizado, através de pesquisa e leitura de um conjunto de informações, para subsidiar o estudante do curso de Direito sobreo Direito da Vítima, especialmente aos relacionados à Mulher e também da Criança e do Adolescente.
Pela primeira vez, entretanto, na história republicana, quase meio- século depois da DeclaraçãoUniversal de Direitos Humanos de 1948, os direitos humanos passaram a ser assumidos como política oficial do governo, num contexto social e político deste fim de século extremamente adverso para amaioria das não-elites na população brasileira.
A luta pelos direitos humanos é um processo contraditório, no qual o Estado, qualquer que seja o governo no regime democrático, e a sociedade civil têmresponsabilidades necessariamente compartilhadas. É uma parceria que se funda sobre princípios rígidos e irrenunciáveis, qualquer que seja a conjuntura.

INTRODUÇÃO

A prevenção da violência e oapoio às suas vítimas, sob ótica dos Direitos Humanos, devem ser objetivos permanentes do Estado, por todas as áreas governamentais, especificamente por aquelas envolvidas com as questões da justiça,segurança pública, educação, assistência e desenvolvimento social.

Na medida em que se vai concretizando as políticas públicas baseadas na promoção do desenvolvimento sustentável dos direitos humanos eda democracia, objetiva a prevenção da violência, atacando pela raiz, a parte considerada como uma das principais causas.

A proteção dos direitos humanos no Brasil dispõe de garantiasestabelecidas constitucionalmente, através de dispositivos definidos no art. 5º da Constituição Federal, onde a proteção dos direitos humanos foi configurada para ser realizada de forma universal, ou seja, semdistinção da pessoa e de igual intensidade para todos.

Estabelece disposições relativas ao acesso à justiça e ao tratamento, restituição, indenização e assistência eqüitativos, afirmando os...
tracking img