Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso: GENERAL ELECTRIC


O melhor exemplo de preparação de uma cultura corporativa de alto desempenho pertence à GENERAL ELECTRIC, liderada nas duas últimas décadas do século XX, por Jack Welch, personalidade contemporânea que alcançou grande prestígio e influência, nos Estados Unidos. Jack Welch sacudiu violentamente a cultura corporativa da GE, um gigantesco conglomerado com 270 milcolaboradores, faturamento anual de 90 bilhões de dólares e que atua de forma diversificada em vários segmentos empresariais, como: turbinas de aviões a jato, geradores de energia, lâmpadas, locomotivas, lavadoras de louças, refrigeradores, organizações financeiras, empresas de comunicações (é dona, por exemplo de uma grande rede de TV norte-americana) e outros.
O fundador da GE é o legendárioThomas Edison (inventor da lâmpada incandescente) cuja notável influência sobre a empresa, nos seus primórdios, imprimiu uma marca indelével na cultura da empresa, delineando uma espécie de vocação natural direcionada à tecnologia. Na GE, os funcionários e executivos mais valorizados, de uma maneira geral, são os técnicos e engenheiros de primeira linha, que destacam-se na pesquisa e na inovaçãotecnológica e, ainda, no planejamento e no controle da produção. Além disso, Thomas Edison legou à GE um punhado de valores centrais que se mostraram duradouros e relativamente perenes no decorrer do tempo. Esses valores fundamentais incluem melhorar a qualidade de vida através da inovação tecnológica e, também, honestidade e integridade. É curioso observar que, embora a honestidade e aintegridade constem como valores centrais, expressos e formalizados na GE, no passado a empresa teve algumas transgressões quanto ao seu cumprimento. Em outras palavras, a cultura objetiva, consciente, aponta para uma direção (o discurso é de um tipo), mas fatores inconscientes levaram a organização a agir de forma contrária, cultuando um tipo de valor cultural que preconiza que a ética em demasia pode nosprejudicar. A GE cometeu uma série de transgressões éticas e legais, nas décadas de 1950 e 1960, incluindo conluio num esquema escandaloso de manipulação de licitações com várias empresas de serviços públicos.
Outro personagem integrante da galeria de notáveis, na história da GE, é o banqueiro J.P. Morgan, que socorreu a empresa num dos momentos difíceis. A influência de Morgan na cultura da GEpode ser observada no forte valor cultural que refere-se a controles e a números, na organização. Os executivos são movidos pela obsessão de registrar e muito especialmente, de controlar números, nas diversas áreas da empresa. Trata-se de um legado cultural financeiro e burocrático, que sobrepõe-se e complementa a visão de mundo originalmente formatada por Thomas Edison. Outro ídolo na cultura daempresa, é o próprio Jack Welch. Tanto Edison quanto Morgan modelaram a cultura da GE de forma inconsciente, através do exemplo de suas decisões e de sua visão de mundo. Welch, ao contrário, preferiu efetuar uma gestão profissional da cultura corporativa, preparando conscientemente a empresa para o mundo globalizado. Num amplo projeto, iniciado há alguns anos, Welch administrou pessoalmente atransformação da GE numa cultura de alto desempenho, tendo-se aposentado – compulsoriamente, por idade – em 2001. A seguir vamos detalhar alguns passos desse projeto.

1. O Diagnóstico da Antiga Cultura GE

Ao assumir a presidência da GENERAL ELECTRIC, uma das maiores corporações do mundo, Jack Welch empreendeu um vigoroso e profundo processo de mudança organizacional planejada. Ele foi oprecursor, por exemplo, de técnicas de gestão hoje rotineiras como a reengenharia e downsizing. No campo da cultura organizacional, Jack Welch partiu do seguinte diagnóstico da cultura da GENERAL ELECTRIC:

 O legado cultural de Thomas Edison e de J.P. Morgan, embora importantíssimo para a formação da cultura corporativa da GE, já não era suficiente para um mundo em rápida transformação. A empresa...
tracking img