Todos

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
ISOLAÇÃO DE ARCO ELÉTRICO COM UTILIZAÇÃO DE ÓLEO MINERAL

OBJETIVO: Visualização de arco elétrico e isolação através de óleo mineral.

A. Teoria

Em aplicações na área elétrica parainterromper um circuito são utilizados dispositivos, como chaves. Nesses casos quando a chave está a “seco”, ou seja, a utilização de equipamentos, tendo apenas o ar como isolante ocorre um fenômeno físicochamado arco elétrico devido à ddp (diferença de potencial) e baixa isolação.

Devido a esse fenômeno há um desgaste do equipamento, e conseqüentemente em decorrência deste grande desgaste,ocorre à redução da vida útil do equipamento, por isso é necessário à utilização de óleo mineral em conjunto com a chave para extinguir o arco elétrico, evitando desgaste e conseqüentemente acidentesao operador.

O óleo mineral isolante utilizado em equipamentos elétricos deve seguir os procedimentos da Norma Técnica GED 2428 - “Procedimentos para gerenciamento, controle e disposição deresíduos”.

B. Procedimento experimental

[pic]

1° Parte: Visualização arco elétrico.

1. Acoplar a primeira caixa de acrílico, duas hastes de cobre à tampa da caixa através de doissuportes de alumínio fundido, separada por isoladores de tensão e as hastes foram isoladas por termo retrátil e fita de alta fusão.

2. Conectar as pontas das hastes cabos com conector plug (tipojacaré) e conectá-los no borne de saída do transformador (220/15000) (V), 30 mA.

3. Conectar ao borne de entrada do transformador, cabos e conecta-lo a rede elétrica.

4. Conectar a rede elétrica comtensão de 127 V, onde ocorrerá o fenômeno.

2° Parte: Utilização de óleo isolante no sistema

1. Acoplar a segunda caixa de acrílico, duas hastes de cobre à tampa da caixa através de doissuportes de alumínio fundido, separada por isoladores de tensão e as hastes foram isoladas por termo retrátil e fita de alta fusão.

2. Conectar as pontas das hastes cabos com conector plug (tipo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos
  • Todos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!