Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – FÍSICA

Etapa 1 – Aula tema: Leis de Newton.

Esta atividade é importante para que você aprenda a identificar, representar e calcular as principais forças da mecânica.

Passo1 : Escolher a sua equipe de trabalho, que deverá ter no máximo 2 integrantes.

Passo 2: Para evitar o deslizamento de pedras na encosta de um morro, uma sugestão oferecida é a ancoragem delas por meio de umcabo de aço fortemente fixado as rochas. Para isso, vamos determinar alguns parâmetros desse cabo.

* Determine o peso da pedra sabendo que a sua massa é de meia tonelada.
* Represente um plano inclinado de 30 graus e determine a componente da força peso paralela ao plano.
* Determine a componente da força peso perpendicular ao plano. Para o caso do equilíbrio estático, determine atração no cabo.
* Adotando a inclinação do terreno como 30 graus e supondo desprezível o atrito, caso o cabo se rompa, qual será a aceleração da rocha da base no plano.
* Considerando a encosta como um plano inclinado de 30 graus cujo o valor de h (altura) tomado na vertical é de 300 metros, determine o comprimento da encosta.

Passo 3: Com os dados o resultado dos dois últimos itens,determine a velocidade da rocha na base da encosta, supondo que não exista atrito.

Etapa 2 – Aula tema: Leis de Newton - Atrito.

Esta atividade é importante para que você possa fixar os conceitos de atrito e identificar o atrito estático e cinético, relacionando-os com os fenômenos cotidianos.

Passo 1: Numa situação mais próxima do real, o coeficiente de atrito estático pode ser tomado comoµ = 0,80. Faça os cálculos para tranquilizar a população da base da encosta mostrando, que numa situação atmosférica normal, a rocha não terá facilidade de deslizar.

* Calcule inicialmente a componente Py do peso.
* Calcule o atrito estático máximo.
* Compare o atrito estático máximo com a componente paralela ao plano PX.
* Escreva sucintamente uma conclusão sobre o resultadodos cálculos realizados.

Etapa 3 – Aula tema: Trabalho e Energia Cinética.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos de trabalho e energia cinética.

Passo 1: Em determinadas catástrofes, temos que usar tratores simplesmente para arrastar os escombros. Um trator puxa uns escombros que estão apoiados sobre uma superfície horizontal cuja massa é de 750 kg por meiode uma corrente que está inclinada de 30 graus em relação à horizontal.

* Determine o trablho realizado pelo cabo que puxa os escombros numa distância de 2m.
* Determine o trabalho realizado pela força gravitacional e pela reação normal para o mesmo deslocamento.
* Determine o trabalho total realizado sobre o bloco, utilizando os passos anteriores.

Passo 2: Após algunsdesabamentos, precisamos acionar um guindaste para remover laje, pedras e outros escombros. Determine a potência no cabo de um guindaste que eleva com velocidade constante uma pedra de 500 kg até uma altura de 5m, num intervalo de tempo de 20s.

Passo 3: Para o guindaste do passo anterior, determine a potência no cabo em HP. Adote 1HP = 746W.

Etapa 4 – Aula tema: Energia Potencial e Conservação deEnergia.

Esta atividade é importante para que você identifique um dos tipos de energia presente nos fenômenos de desabamento tratados no desafio.

Passo 1: Leia o trecho abaixo:

Segunda feira, 16/11/2009.
Essa é uma das hipóteses para a causa do acidente na obra do Rodoanel. O CREA quer saber que tipo de material foi usado nas vigas. Apenas uma das três vítimas continua internada.http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1159753-7823-COMECAM+INVESTIGACOES+SOBRE+QUEDA+DAS+VIGAS+NO+RODOANEL,00.html
O conjunto era composto por 4 vigas de 80 toneladas cada uma. Calcule a energia potencial do sistema formado pelas quatro vigas sabendo que elas estavam a 8 metros do solo. Adote 1 tonelada = 1000 kg

* Com os dados da questão anterior e usando a conservação de energia,...
tracking img