Todos trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciências Sociais
Resumo
1. Resumo
Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
* O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;
* Cada tema de aula acessado valida umaquantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem alguns recursos a sua disposição:
* Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".* Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.
Aula-tema 5: Regulamentação e Controle Social
A vida em sociedade faz com que o indivíduo permaneça constantemente vigilante quanto aos seus comportamentos e atos diários. Quando se faz algo não aceito ou tolerado por outrosindivíduos, corre-se o risco de ser repreendido.
O grupo social exerce sobre seus membros um controle para que estes não se desviem das normas aceitas. Tal controle é quase imperceptível e, por outro lado, os próprios indivíduos acabam por se autocontrolar, ao internalizar os padrões normativos sociais. Em toda sociedade encontram-se os chamados valores sociais, sendo estes variáveis de acordocom as sociedades e suas culturas, e até mesmo dentro de uma mesma sociedade quando se consideram os grupos, camadas e classes sociais que a compõem.
Existe, nas sociedades, certo consenso entre seus membros a respeito do que é feio e bonito, bem ou mal, agradável e desagradável, honrado e vergonhoso etc. Tais normas e valores são interiorizados pelos indivíduos, que desde crianças passam porprocessos que os habituam a respeitar os costumes da sociedade em que vivem. Os valores se organizam então em um "ideal" que a sociedade impõe a seus membros, que orienta os pensamentos e os atos dos indivíduos. À medida que os valores se transformam em normas e costumes, passam a assegurar a regulamentação da vida dos indivíduos e dos grupos de uma sociedade. Associa-se este tipo de controle aofuncionamento das sociedades, isto é, acredita-se que a vida em sociedade não seria possível se não houvesse mecanismos de controle sobre os indivíduos que nela se encontram, pois assim imperaria a desordem nas relações entre indivíduos e grupos sociais.
Uma norma pode ser sociologicamente entendida como uma obrigação social a que o indivíduo está submetido. Estas normas correspondem a ideias do que écerto e do que é errado e, a partir delas, se exigem do indivíduo certos atos e se proíbem outros. Quando existem normas, existem também sanções e intervenções para quando são infringidas. As normas que se aplicam em uma sociedade são compartilhadas por seus membros, embora possam ser vistas como irracionais para indivíduos pertencentes a outras sociedades. Além disso, as normas sociais que visamao controle não são estáticas, pois variam no tempo; e quando isso acontece, ocorrem mudanças no comportamento humano. Por isso, o que era considerado certo pode passar a ser errado e vice-versa, com as transformações sociais e formas de pensar dos indivíduos. As normas podem ser divididas em duas categorias: normas que estão codificadas no Direito e sancionadas pelo Poder Público (normasformais) e normas que estão ritualizadas nos costumes e comportamentos (normas informais).
Numa sociedade, nem todos os membros se comportam da forma esperada o tempo todo. A qualquer falha, na conformidade às normas existentes, dá-se a denominação de desvio social. Em outras palavras, o desvio social consiste numa violação das regras sociais e acontece quando alguém quebra os valores e normas aceitos...
tracking img