Todo tipo de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16304 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATENÇÃO: O TEXTO INTEGRAL DAS
TESES E DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS
A PARTIR DE 2006
PODE SER CONSULTADO EM:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/


TESES DEFENDIDAS
DOUTORADO EM GEOLOGIA


01 - Título: CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA, SOLOS E SEDIMENTOS DE CORRENTE UTILIZANDO A GEOQUÍMICA AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE INVESTIGAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS,DIAMANTINA, MG. APLICAÇÕES NA MELHORIA DA POLÍTICA AMBIENTAL E DIRETRIZES DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS NA REGIÃO.

Autora: Soraya de Carvalho Neves

Orientador: Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn
Data de defesa: 16/12/2005
Banca Examinadora: Prof. Dr. Adolf Heinrich Horn (UFMG)
Prof. Dr. Mário Luiz de Sá Carneiro Chaves (UFMG)
Prof. Dr. Antônio PereiraMagalhães Júnior (UFMG)
Prof. Dr. Paulo de Tarso Amorim Castro (UFOP)
Prof. Dr. Hermínio Arias Nalini Júnior (UFOP)
Área de Concentração: Geologia e Recursos Minerais
Resumo:
Neste trabalho são considerados os elementos: rochas, solos, sedimentos de corrente e águas superficiais; como parte de sistemas geoquímicos naturais integrados dentro de uma bacia hidrográfica.Através da caracterização geoquímica destes elementos pôde-se avaliar a qualidade química ambiental da Bacia do Ribeirão das Pedras.
A área de estudo tem como substrato rochoso as seqüências metassedimentares do Supergrupo Espinhaço e rochas mataígneas associadas (Suíte Pedro Lessa). O contexto geomorfológico inclui eventos de deposição e desnudação das superfícies de aplainamento Pós-Gondwâna eSul-americana, encontradas atualmente no topo dos divisores de águas.
A Bacia do Ribeirão das Pedras foi selecionada como área representativa para estudo de detalhe devido suas características de ocupação urbana e situação entre áreas de prioridade ambiental (Unidades de Conservação – UC’s). Nestas unidades foram feitos levantamentos de dados que serviram como base comparativa para os resultadosobtidos na bacia. Foram realizadas análises físico-químicas de amostras de solos, sedimentos de corrente e água, em períodos seco e chuvoso. Os resultados obtidos para os diversos parâmetros avaliados foram tratados estatisticamente e comparados com valores padrões definidos pela legislação ambiental vigente.
Comprovou-se a influência geológica e pedológica na qualidade das águas, tendo sidoestabelecido um padrão natural para elementos como ferro e alumínio um pouco mais elevado que os limites estabelecidos na legislação. Verificou-se que há uma variação sazonal, sendo a concentração de ferro e alumínio maiores no período chuvoso. Tanto nas águas quanto nos solos e sedimentos de corrente foram detectadas contaminações pontuais, de Cd, Pb, Hg (entre outros metais pesados), em geralrelacionadas à atividade garimpeira ou expansão urbana. Também foram encontrados teores naturais de As, Cr, Cu, Zn, Ba, entre outros elementos, relacionados a composição de rochas aflorantes na região. Todos os dados geológicos, pedológicos, hidroquímicos foram armazenados em banco de dados digital e integrados em Sistema de Informações Geográficas.

02 - Título: TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DEIMAGENS COM APLICAÇÃO NO SETOR DAS ROCHAS ORNAMENTAIS.

Autor: Marcos Santos Campello

Orientador: Prof. Dr. Antônio Gilberto Costa
Data de defesa: 17/03/2006
Banca Examinadora: Prof. Dr. Antônio Gilberto Costa (UFMG)
Profa. Dra. Maria Lourdes Souza Fernandes (UFMG)
Prof. Esp. Roberto Bruno (UNIBO)
Prof. Dr. Lúcio Martins Pinto (CDTN)Prof. Dr. Luciano Vieira Dutra (INPE)
Prof. Dr. Akihisa Motoki (UERJ)
Área de Concentração: Geologia e Recursos Minerais
Resumo:
O setor das Rochas Ornamentais representa hoje importante segmento da economia de muitos Estados brasileiros, sendo responsável pela manutenção e criação de empregos, contribuindo para o desenvolvimento de regiões menos favorecidas. As...
tracking img