Toda cultura tem seus próprios padrões de comportamento, que podem parecer estranhos às pessoas provenientes de outros contextos culturais. sobre a postura dos cientistas sociais, assinale a alternativa incorreta:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Clássica

O pioneiro da Teoria Clássica, Henri Fayol, é considerado juntamente com Taylor um dos fundadores da moderna Administração. Definiu as funções básicas da empresa, o conceitode Administração(prever, organizar, comandar, coordenar e controlar),bem como os chamados princípios gerais de Administração como procedimentos universais a serem aplicados a qualquer tipo deorganização ou empresa. Para Fayol, há uma proporcionalidade da função administrativa que se reparte proporcionalmente por todos os níveis da empresa.
A Teoria Clássica formula uma Teoria da Organização,tendo por base a Administração como uma ciência. A ênfase na estrutura visualiza a organização como uma disposição das partes (órgãos) que a constituem, sua forma e o inter-relacionamento entre essaspartes. Essa teoria da organização restringe-se apenas à organização formal. Para tratar racionalmente a organização, essa deve se caracterizar por uma divisão do trabalho e correspondenteespecialização das partes (órgãos) que a constituem. A divisão do trabalho pode ser vertical (níveis de autoridade) ou horizontal (departamentalização). À medida que ocorre divisão do trabalho e especialização,deve haver coordenação para garantir a harmonia do conjunto e, conseqüentemente, a eficiência da organização. Além disso, existem órgãos de linha (autoridade linear) e órgãos de staff (autoridade destaff para prestação de serviços e consultoria). Para conceituar a Administração, os autores clássicos utilizam o conceito de elementos da Administração (ou funções do Administrador), que formam oprocesso administrativo.
A abordagem normativa e prescritiva da Teoria Clássica se fundamenta em princípios gerais de Administração, uma espécie de receituário de como o administrador deve proceder emtodas as situações organizacionais. Entretanto, as várias críticas atribuídas à Teoria Clássica: a abordagem simplificada da organização formal, deixando de lado a organização informal; a...
tracking img