Tocqueville

Páginas: 3 (502 palavras) Publicado: 3 de junho de 2013
Em muitos países a Reforma Protestante foi combatida de forma bastante violenta. Milhares de protestantes foram presos pela Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) em toda a Europa, com muitos delessendo condenados à morte. E, na França, tradicionalmente um reino aliado ao Vaticano, não foi diferente. Neste país, os protestantes foram perseguidos e presos. Em consequência a isso, muitos serefugiavam na vizinha Suíça.

João Calvino (1509-1564) foi um desses tantos protestantes franceses que fugiram para o território suíço. Na Suíça, Calvino entrou em contato com as ideias humanistas e,principalmente, teve acesso à literatura grega antiga. Esse contato com a literatura clássica e humanista foi muito importante para aquilo que Calvino iria desenvolver em sua teologia.

Calvino, apesarde ter mantido quase todos os princípios formulados por Martinho Lutero, desenvolveu uma teologia própria, mas que tinha uma diferença muito importante: a Doutrina da Predestinação. Nesta doutrina,influenciada na crença grega no destino, Calvino afirmava que Deus, o único com conhecimento sobre o futuro, já sabia, desde sempre, quem eram as pessoas que seriam salvas por Ele, assim, como já sabiamquem não seria.

De acordo com Calvino, a fé não era o caminho para a salvação, para ele, a fé era o sinal de que o fiel estava predestinado à salvação. Com isso, o calvinismo se afastava daquiloque Lutero havia defendido, ou seja, que a salvação somente era alcançada por meio da fé em Jesus Cristo.

Mesmo contrariando a Lutero, a Doutrina da Predestinação se tornou muito popular na Suíça.Mas quando as ideias de Calvino chegaram às pessoas comuns, uma dúvida foi gerada: Como posso saber se sou ou não salvo?

A resposta de Calvino era bastante simples. Segundo ele, a garantia de quealguém havia sido predestinado por Deus à salvação estava em seu sucesso pessoal, ou seja, uma pessoa próspera e bem sucedida (profissão, saúde, família, etc.) demonstrava o favor de Deus para com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tocqueville
  • tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • Tocqueville
  • tocqueville
  • Tocqueville

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!