Tocqueville

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Tocqueville

Através da liberdade e da igualdade, Tocqueville vai procurar explicar o desenvolvimento sociopolítico das várias realidades por ele estudadas.
- considerando a história política esocial com as contradições presentes, e por vezes, até tenta realizar prognósticos do futuro.
“Há hoje no mundo dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem avançar para o mesmofim: esses são os russos e os americanos... Seu ponto de partido é diferente, seus caminhos são diferentes, no entanto, cada um deles parece convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nasmãos, um dia, os destinos da metade do mundo.
Ele abrange, desde a descrição de hábitos e costumes de um povo e sua organização social até a explicação de sua estrutura de dominação.
Preocupaçãofundamental é claramente expressa através das interpretações sociopolíticas, quando busca encontrar a possível coexistência harmônica entre um processo de desenvolvimento igualitário e a manutenção daliberdade.
Questão central: o que fazer para o desenvolvimento da igualdade irrefreável não seja inibidor da liberdade podendo por isso vir a destruí-la?
Liberdade + igualdade = democracia
- identificaigualdade com democracia
- acredita que não são contraditórias – onde a democracia se realizava com liberdade
A democracia na América procura apresentar a visão de Tocqueville de democracia aprendida apartir da vasta pesquisa por ele realizada durante quase um ano de andanças pelos Estados Unidos da era de Jackson.
Pode-se dizer que ele antecipa a metodologia de Max Weber, tentando criar um “tipoideal” de democracia.
Quer, também, mostrar ao povo frânces o que é democracia, porque acredita que a França está desenvolvendo seu próprio modelo democrático.
Ao elaborar o conceito, apresenta-o comoprocesso de caráter universal.
“é universal, durável e todos os acontecimentos, como todos os homens, servem ao seu desenvolvimento. Querer para a democracia pareceria lutar contra Deus”.
A...
tracking img