Tochility

1481 palavras 6 páginas
1.0 – O inicio do capitalismo:

O sistema capitalista teve início da Idade média para a Idade Moderna. Surgiu na Europa,onde nascia uma nova classe social: a burguesia,que buscava o lucro através de atividades comerciais.

Os ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em desenvolvimento.

No Pré-Capitalismo do século XVI ao XVIII,fase das Grandes navegações e Expansões Marítimas Européias, em que a burguesia começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. O objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Podemos identificar as seguintes características capitalistas : busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias, fortalecimento do poder da burguesia e desigualdades sociais.

No Capitalismo Industrial no século XVIII, a Europa passa por uma mudança que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, que teve inicio na Inglaterra. Modificando assim o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos.

O desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período.

O lucro ficava com o empresário que pagava um salário baixo pela mão-de-obra dos operários. As indústrias, utilizando máquinas à vapor, espalharam-se rapidamente pelos quatro cantos da Europa.

No Capitalismo Monopolista-Financeiro no século XX, das grandes corporações financeiras e no mercado globalizado . Este período está em pleno funcionamento até os dias de hoje. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas vendem estes produtos para vários países, mantendo o comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase

Relacionados