Tocantins : manifestações culturais, folclore, condições sociais econômicas, população indicadores e desenvolvimentos, marco histórico dos lugares, migração.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 13 (3071 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Manifestações culturais de Tocantins

Apesar de ser o Estado mais jovem do Brasil, fundado em 1988, o Tocantins possui uma cultura secular que reflete o seu longo processo de formação. Nas danças, cânticos e nas manifestações populares do Estado, pode-se ver, nitidamente, traços da identidade dos negros que aportaram em seu território para trabalhar na exploração do ouro, ainda sob o regimeda escravidão. Nos eventos religiosos tradicionais do Estado, que juntam milhares de fiéis, pode-se sentir que o Tocantins carrega a essência da própria formação mística brasileira. Conheça um pouco desta cultura

Romaria do Bonfim

Pelos milhares de fiéis que atrai anualmente, a Romaria do Bonfim é a manifestação religiosa mais popular do estado do Tocantins, celebrada nos municípios deNatividade, na região sudeste, e em Araguacema, no sudoeste.
Em Natividade, a celebração à imagem do Cristo crucificado já dura quase 200 anos e costuma atrair mais de 50 mil pessoas, do Tocantins e de diversos estados brasileiros. Realizada sempre na primeira quinzena do mês de agosto, as comemorações duram mais de 10 dias. Para chegar até o pequeno povoado onde acontecem os louvores, muitosfiéis seguem em peregrinação, durante noites e dias seguidos.
No município de Araguacema, a Romaria do Bonfim teve inicio em 1932 e costuma reunir cerca de 10 mil pessoas, do Tocantins e do Sul do Pará.
Nos dois municípios, a peregrinação surgiu a partir de imagens de Cristo encontradas, por acaso, no meio de matas.

Festa do Divino Espírito Santo
A folia doDivino é uma manifestação que anuncia a presença do Espírito Santo, através da romaria e do giro da folia do divino.
Representando as andanças de Jesus Cristo e seus 12 apóstolos, um grupo de homens montados a cavalo, conduzido por um alferes, faz uma jornada pelo sertão durante 40 dias. Neste período, eles percorrem as casas dos lavradores, abençoando as famílias e convidando a todos para a festada hóstia consagrada, cuja data se aproxima. Durante este giro pelo sertão, os foliões também recolhem donativos para a festa.
Já na romaria, numa peregrinação religiosa, os fiéis conduzem a bandeira do Divino Espírito Santo.



Festa de Nossa Senhora da Natividade

As manifestações culturais no Tocantins estão quase sempre atreladas às festas em comemoração aos santos da igrejaCatólica.
A festa de Nossa Senhora da Natividade é uma celebração tipicamente religiosa. A devoção a Nossa Senhora e a história da sua imagem existente em Natividade, onde é festejada há quase três séculos, no dia 8 de setembro, motivaram a eleição desta como Padroeira do Tocantins. A festa à Padroeira Nossa Senhora da Natividade acontece de 30 de agosto a 8 de setembro. Durante osfestejos, acontece o novenário e são montadas barracas onde se fazem leilões. É celebrada missa solene no dia dedicado à santa.
As comemorações acontecem na igreja matriz de Natividade, uma das mais antigas do Estado, datada de 1759.







Sússia e Jiquitaia

O som agitado da sússia, marcado pelo ritmo dos tambores e cuícas, conduz homens mulheres a uma espécie de bailado, em quegiram em círculos. São características que levam a crer que esta dança folclórica tenha origem no período de escravidão.
A sússia está presente em todas as regiões do Estado (nas cidades de Paranã, Santa Rosa do Tocantins, Monte do Carmo, Natividade, Conceição do Tocantins, Peixe e Tocantinópolis), predominando nas cidades do Sul e Sudeste, regiões onde a influência negra é mais marcante. AJiquitaia é um passo em que se dança a Sússia.











Folclore
Taquaruçu em Tupi Guarani significa "taboca grande", mas é também o nome do distrito, distante 30 quilômetros de Palmas, localizado ao pé da Serra do Carmo, onde se concentram as mais belas cachoeiras do entorno da capital. São mais de 70 quedas...
tracking img