Tocando o coração: ma análise da importância da contação de história para a criançaa

7159 palavras 29 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da contação de história na formação da criança. A cada semestre realizado do curso de Pedagogia, fui ampliando minha compreensão do que é a educação. De fato, essa palavra tão simples na grafia, porém tão complexa e carregada de significados, não há trabalho que conclua o seu significado. O que pude ver e construir durante todos esses anos, me fez concluir que, somos responsáveis pela formação dos nossos semelhantes. Educar é um ato de amor. E quanto mais claro isso ficava para mim, mas certa eu estou da escolha que fiz sobre a minha vida profissional.
Foi durante o curso mais precisamente nas disciplinas de Literatura Infantil, Infanto-juvenil e Iniciação Musical e paralelamente às práticas vivenciadas em estágios escolares que fui me afeiçoando aos momentos de leitura deleite e tudo o que pode ser desenvolvido. E foi em uma dificuldade que senti no meu ambiente de trabalho, que percebi como a contação de histórias torna agradável e significante o ambiente e os envolvidos, de como um livro aparentemente desinteressante, pode ser tornar mágico, ou seja, sem querer percebi que a ausência da contação de história distancia a criança do universo literário, a escola exige competências como interpretação, criatividade e criticidade ao aluno.
A questão principal é: o ato de contar história é uma ação educativa? Consideramos neste trabalho todas as práticas envolvidas, como “o contar”, “o ouvir” e “o criar” histórias, segundo Abramovich (2001, p. 23) “ouvir e ler histórias é também desenvolver todo o potencial crítico da criança. É poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar... É se sentir inquieto, cutucado, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de ideia... É ter vontade de reler ou deixar de lado de uma vez...”. As diretrizes de base da educação do país (CNE/CEB nº 02/1998, p.5), afirma que a presença de múltiplas linguagens, propicia a interação de diferentes

Relacionados