Toca pra frente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação de Dom José Gomes com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST



Nayara Leticia Sartori da Silva*
Indiana Barbosa**



RESUMO: Com o intuito de conhecer a formação e fortalecimento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), encontramos na pessoa de Dom José, antigo bispo da Diocese de Chapecó, uma referência para esse estudo. Mesmo vivendo em um contextohistórico de grande pressão militar, D. José Gomes, tornou-se um exemplo de coragem e determinação. De 1968, quando assumiu a diocese, à 1998, quando anunciou o novo bispo, foi sempre categórico e incansável na luta com o povo, sendo um incentivador ativo para que se organizassem segundo às suas necessidades. Em 30 anos de atuação no oeste catarinense Dom José Gomes fez muito mais do que qualquerpessoa poderia imaginar pelos movimentos sociais, dedicando grande parte de sua vida à sua escolha: os pobres.
1. Introdução

Nesse trabalho trataremos sobre a relação de Dom José Gomes, antigo Bispo de Chapecó, com os pequenos agricultores e o surgimento do movimento dos trabalhadores rurais sem terra.
No primeiro capítulo descreveremos brevemente a trajetória de vida de José Gomes, filho deagricultores, vindo de uma pequena cidade até se tornar o bispo tão amado e respeitado pelo seu povo sendo além disso, como ele mesmo se chamava, “um José qualquer” mas que com sua humildade e coragem transformou-se em exemplo para toda e qualquer pessoa que carrega em seu íntimo o espírito revolucionário.
Apresentaremos a ação pastoral de Dom José, a luz do concílio Vaticano II, contribuindo naarticulação de movimentos sociais no oeste catarinense, estendendo-se para todo o Brasil, dando ênfase em sua relação com os pequenos agricultores e trabalhadores rurais sem terra, culminando na formação do MST.
2. Dom José Gomes

“ Já sei que não há residência para o Sr. Bispo. Arranjem-me um quartinho lá pela canônica da Catedral, isso bastará”1


A frase acima mostra a personalidade dessehomem que nos dispomos a estudar. Ressaltamos aqui que ele foi uma pessoa, comum como qualquer outra, com as mesmas limitações que temos, mas que soube muito bem assumir sua opção, através de seu sacerdócio, pelos excluídos. Nesse capítulo abordamos um pouco da sua trajetória de vida do nascimento até a vinda para a Diocese de Chapecó.
No ano de 1920 a família de Antônio Gomes e Maria Magionimudou-se para o município de Erexim, no estado do Rio Grande. Cerca de um ano depois, mais precisamente no dia 25 de março de 1921 nasce o quinto filho do casal, batizado com o nome de José.
Em 25 de janeiro de 1932, Antônio chega em casa de meio dia e vai para o escritório. Na hora do almoço um dos filhos vai chamá-lo e diz a mãe que ele esta dormindo, mas infelizmente ele não estava. Aos 45 anosmorre Antônio Gomes, deixando mulher e nove (9) filhos. Fato esse que viria a marcar para sempre a vida de José, que nessa época tinha 11 anos.
Nesse tempo começou a manifestar a vontade de ir para o seminário, três anos mais tarde sendo realizada. Foi encaminhado para o seminário diocesano de Santa Maria, denominado Seminário Menor São José. Permaneceu ai até 1940, quando terminou o cursocientifico e começou a preparação para a filosofia.
No inicio de 1941 dirige-se a São Leopoldo onde começa os estudos de filosofia, sob a direção dos padres Jesuítas. Como o curso de filosofia do seminário durava 3 anos, terminou em 1943 e encaminhou-se para o curso de teologia.
Um procedimento formal para entrar na Teologia era receber as Ordens Menores2 , por isso em dezembro de 1944 as recebia eassumia formalmente os compromissos correspondentes.
Terminada a teologia José foi ordenado Sacerdote, ordenação que se realizou com grande solenidade no dia 21 de dezembro de 1947. Ele tinha quase 28 anos.
Seu primeiro trabalho sacerdotal foi ser vigário na paróquia de espumoso onde permaneceu nos anos de 1948 e 1949. Em 1950 foi para a catedral Santa Maria, onde começou sua relação mais...
tracking img