Toc e fobia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


Este trabalho foi realizado com seis integrantes de estudantes de Psicologia da Universidade de fortaleza (UNIFOR), apresentando dois transtornos que se apresentam cada vez mais freqüente no cotidiano; Transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como “TOC”, e fobia. Foram entrevistados dois profissionais da área que trabalham com estes transtornos, e de posse dos dados fornecidospelos profissionais, pudemos relacionar seus conhecimentos de base teórica e prática (experiências clínicas) com artigos científicos, monografias e textos científicos que se referem aos objetivos do trabalho. As entrevistas foram realizadas com um psiquiatra e uma psicóloga, sendo de grande valia para o nosso trabalho já que as argumentações teóricas se fizeram condizente com as fontes pesquisadaspor nos alunos. O objetivo do trabalho foi entender mais sobre estes transtornos em uma abordagem médica e psicóloga tendo em vista que o tratamento dos mesmos não é único e pode ser conjugado com diversas abordagens.








INTRODUÇÃO





A investigação da pesquisa feita por nós, pode confrontar com a importância de um modelo biopsicosocial cada vez mais entrelaçado com omodelo biomédico, No estudo destes dois transtorno podemos afirmar que estes modelos parecem precisar do outro de forma mútua, já que os dois profissionais tinham formações da área de saúde e psicológica.


O grupo alem de tudo tentou discutir sobre os dois temas de forma aberta já que estes dois transtornos hoje, esta crescendo cada vez mais, e diversas opiniões foram trazidas e discutidas. O fatoé que realmente o ser humano vem adoecendo cada vez mais e estes dois transtornos vem crescendo e sendo apresentados cada vez mais na sociedade atual, portanto tentamos pesquisar, discutir e entender os diversos campos que estão associados a estes transtornos e entendemos que diversos aspectos podem se fazer benéficos na abordagem de um paciente ou cliente com estes dois tipos de transtornos;Medicina, farmacologia, educação física, psicoterapia, Psicanalise, entre outros. Portanto tentamos focar a psiquiatria (medicina), Terapia cognitivo-comportamental (psicoterapia) e farmacologia (medicação).


Inicialmente precisamos saber que Fazem parte dos transtornos de ansiedade; fobias, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, dentreoutros. Neste trabalho, iremos nos ater apenas às fobias e ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) desenvolvendo diversos aspectos como foram citados acima para o entendimento e compreensão do leitor acerca destes dois temas.











TRANSTORNO OBSSESIVO COMPULSIVO





Precedido pelas fobias, abuso, dependência de drogas e depressão maior, o Transtorno Obsessivo Compulsivo (“TOC”)é o quarto transtorno psiquiátrico mais constante.


O “TOC”, quando se chega ao estado grave de comportamentos repetitivos, causados por rituais e “manias”, reage à primeira fase, que é quando as obsessões e os rituais se repetem com freqüência, mas não atrapalham a vida da pessoa, assim não persistindo ainda a compulsão.


Obsessões podem ser definidas como eventos mentais, tais comopensamentos, idéias, impulsos e imagens, vivenciados como intrusivos e incômodos. Como produtos mentais, as obsessões podem ser criadas a partir de quaisquer “fantasias” da mente, tais como palavras, medos, preocupações, memórias, imagens, músicas ou cenas.


A segunda fase: o comportamento repetitivo persiste até gerar uma compulsão aliviando, assim, temporariamente a ansiedade.


Compulsõessão definidas como comportamentos ou atos mentais repetitivos, realizados para diminuir o incômodo ou a ansiedade causados pelas obsessões ou para evitar que uma situação temida venha a ocorrer. Não existem limites para as possíveis obsessões e as compulsões.


Eventualmente o “TOC” pode ser notado na infância, na adolescência e até na fase adulta, sendo comumente observado nas fases de...
tracking img