Toc-transtorno obsessivo compulsivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DNA
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM



Equipe: Ana Claúdia Volmer
Jackeline do Socorro Leôncio Fonseca
Leila Diana Nunes Silva
Monnyke Rosyanne Paiva da Silva
Rosely Rosário de Oliveira
Simone de Nazaré Souza do Vale
Turma: Enf Na/12TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO


Trabalhoapresentado no curso Técnico em
Enfermagem (DNA), como requisito para.
obtenção de nota parcial da disciplina de
Saúde Mental, sob orientação daprofessora
Maria Lúcia Santos.



ANANINDEUA-2012
Introdução

Os transtornos emocionais e psiquiátricosestão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Fala-se no estresse como o mal do século, na depressão como resultado de alguns problemas emocionais. Mesmo assim, a falta de informação a respeito dos transtornos psiquiátricos ainda causa desconforto, preconceito, medo e até vergonha naqueles que possuem algum.
Sou ou não sou um portador do TOC? Eis uma pergunta que você pode ter se feitoeventualmente. Provavelmente você ouviu em algum programa de rádio ou TV ou leu em alguma reportagem de jornal ou revista que lavar as mãos seguidamente, revisar várias vezes as portas, janelas ou o gás antes de deitar, não gostar de segurar-se no corrimão do ônibus, evitar usar as toalhas de mão utilizadas pelos demais membros da sua família, não conseguir tocar com a mão no trinco da porta de umbanheiro público, ter medo de passar perto de cemitérios ou entrar numa funerária, de deixar um chinelo virado, assim como outros comportamentos semelhantes, podem, na verdade, constituir sintomas do chamado transtorno obsessivo-compulsivo ou TOC. E você deve ter ficado com dúvidas quanto a ser ou não um portador.
Medos e preocupações fazem parte do nosso dia-a-dia. Aprendemos a conviver com elestomando certos cuidados. Fechamos as portas antes de deitar, lavamos as mãos antes das refeições ou depois de usar o banheiro, desligamos o celular antes da sessão de cinema ou verificamos periodicamente o saldo bancário de nossa conta. Esses mesmos comportamentos e preocupações, entretanto, podem se tornar claramente excessivos, quando repetidos inúmeras vezes em um curto espaço de tempo e quandoacompanhados de grande aflição. É comum, ainda, pelo tempo que tomam, que comprometam as rotinas e o desempenho no trabalho. Isso configura o que, de forma convencional, chamamos de obsessões ou compulsões, sintomas característicos de um transtorno bem mais comum do que se imagina, o TOC.

Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo fazer umaexplanação mais profunda sobre o transtorno obsessivo compulsivo-TOC,bem como suas aplicabilidades na área da enfermagem,tendo em vista que ao término do curso, conviveremos com as mais diversas situações e patologias, tendo assim que ter conhecimento relevante sobre o assunto em questão.

Justificativa
A realização desse estudo se fez apartir da...
tracking img