Toc - transtorno obsessivo-compulsivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (766 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtorno obsessivo-compulsivo

As principais características de um portador do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) são as manifestações de obsessões e/ ou compulsões frequentes, que ocupammais de uma hora por dia de seu tempo, causando assim prejuízos e/ ou sofrimentos.
As obsessões são pensamentos, idéias, impulsos ou imagens que persistem e são vivenciados como inadequados eintrusivos, o que causa grande ansiedade ou forte sofrimento no individuo afetado. Ego-distônica é o termo que caracteriza a qualidade das obsessões, o que significa que seu conteúdo é sentido como estranho,indesejável e fora do controle do individuo afetado. Já, as compulsões, referem -se à execução repetida de determinados atos, gestos ou rituais incontroláveis, que parecem ilusoriamente reduzir ouprevenir a ansiedade e/ ou sofrimento do individuo afetado.
Como as pessoas afetadas pelo transtorno possuem o senso crítico preservado, têm consciência de que seus atos são exagerados e irracionais.Porém, possuem extrema dificuldade em evitar as compulsões e/ ou obsessões, e mesmo quando fazem, o indivíduo fantasia que “grandes tragédias” e punições ocorrerão ficando extremamente angustiado com asituação. Por outro lado, vivencia o sentimento de “perda de controle” sobre si mesmo e estar à mercê dos impulsos.
O diagnóstico pode ser aplicado quando o foco da atenção do indivíduo forem asidéias obsessivas. É comum que tenhamos impulsos obsessivos ou atos compulsivos, em algum momento. Porém, os indivíduos afetados pelo TOC gastam grande parte de sua energia diária e tempo (cerca de umahora) preocupados com as idéias obsessivas e realizando rituais compulsivos. Como sua vida está dominada pelas obsessões e compulsões frequentemente resulta em baixo desempenho em tarefas cognitivas(onde o individuo precisa de concentração) prejudicando desta forma, sua rotina, afazeres, trabalho, estudo e relações interpessoais.
Existem alguns casos de indivíduos que apresentam pensamentos...
tracking img